Entorse no tornozelo: o que você precisa saber da lesão que afastou Neymar

Neymar e Danilo devem ficar afastados durante o restante da fase de grupos da Copa devido a uma entorse no tornozelo. Veja o que já se sabe
Entorse no tornozelo: o que você precisa saber da lesão que afastou Neymar

Os dois gols marcados por Richarlison na disputa entre Brasil e Sérvia nesta quinta-feira (24) garantiram uma estreia tranquila de Copa do Mundo para os brasileiros. Mas tivemos, também, dois pontos de preocupação e ambos pelo mesmo motivo: torção.

Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito, problema que o afastará de todos os jogos da fase de grupo. O mesmo aconteceu com o lateral Danilo, no tornozelo esquerdo, que também deve ficar fora das partidas contra a Suíça nesta segunda (28) e Camarões (2/12). 

https://twitter.com/closerbrasil/status/1595915716859133953

A recuperação de Neymar pode levar mais tempo, já que além da contusão no ligamento lateral, o jogador também sofreu um edema ósseo. Essa é uma alteração vista na ressonância magnética que aponta para uma lesão óssea, mas não representa fratura.

Por dentro da entorse

A entorse do tornozelo é um problema relativamente comum. Cerca de 25 mil pessoas torcem o pé todos os dias, seja pisando em falso em uma terreno irregular, andando de salto alto ou praticando esportes. 

Ela ocorre quando o membro vira de uma forma maior e mais forte do que os ligamentos podem suportar, geralmente para dentro. Consequentemente, a parte lateral externa do tornozelo é afetada, apresentando inchaço, dor e dificuldade de movimentação.

As entorses podem ser de grau 1, 2 ou 3. A primeira, considerada mais leve, causa apenas lesões microscópicas nas fibras e tem um tempo de recuperação menor. Na segunda, ocorre uma ruptura incompleta do ligamento, enquanto a terceira é caracterizada pela ruptura completa do ligamento.

A aplicação constante de gelo e a fisioterapia integram o tratamento realizado para esse tipo de lesão. É possível ainda que o atleta receba medicamentos anti-inflamatórios que estejam de acordo com as regras da FIFA.

O fato de Neymar já ter precisado tratar lesões recorrentes nesse exato local, segundo alguns especialistas, pode ser um bom sinal: alguns avaliam que é possível, sim, que o atleta volte a jogar ainda nessa Copa. O jogador segue em observação, e deve receber mais atualizações sobre sua condição física nos próximos dias.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas