Entre o sucesso e reações racistas: siga o desempenho de “A Pequena Sereia” nas bilheterias

O live-action da Disney está indo mal na China e na Coreia do Sul. No entanto, "A Pequena Sereia" está com bom desempenho nos EUA e América Latina. Confira detalhes que motivam essa oscilação
A Pequena Sereia
Imagem: Divulgação/Disney

Desde que Halle Bailey foi escalada para viver Ariel no live-action de “A Pequena Sereia”, a produção da Disney sofreu diversos ataques racistas. Agora, após o lançamento nos cinemas, essas reações vêm impactando as arrecadações de bilheteria em mercados importantes como China e Coreia do Sul. Mas também mostra desempenho satisfatório na América do Norte e na América Latina. Confira abaixo.

Mal na China e na Coreia

Começando pela China, o longa arrecadou apenas US$ 3,6 milhões nos primeiros dez dias de lançamento, sendo de longe a pior performance entre as adaptações da Disney. 

E não para por aí! O filme também está passando dificuldades na Coreia do Sul, onde arrecadou US$ 4,4 milhões até 4 de junho. Segundo o The Hollywood Reporter, fontes próximas ao filme, bem como analistas de bilheteria, dizem que a Disney sabia que a aposta na diversidade para “A Pequena Sereia” poderia enfrentar desafios. Porém, está surpresa com a extensão do retrocesso e seu impacto.

Bom desempenho nos EUA

Por outro lado, nos EUA, “A Pequena Sereia” tem feito bons negócios, apesar de alguns registros de protestos de espectadores com a escalação de Halle Bailey. O filme arrecadou mais de US$ 186 milhões em seus primeiros dez dias e está no mesmo ritmo de outro live-action de sucesso, “Aladdin”.

No segundo fim de semana, o longa de Ariel caiu cerca de 58% na América do Norte, após “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” estrear nos cinemas. 

Analistas de bilheteria acreditam que “A Pequena Sereia” pode chegar a US$ 350 milhões no mercado norte-americano. A arrecadação doméstica de “Aladdin” ficou em US$ 355,6 milhões.

Vale lembrar que o filme com Halle Bailey terminou em 4 de junho com uma receita estrangeira de US$ 140,5 milhões, depois de estrear uma semana antes com decepcionantes US$ 68,3 milhões (a Disney contava com pelo menos $ 80 milhões). 

A boa notícia é que a produção continua a ter um desempenho particularmente bom na América Latina. O Japão é outro mercado importante para “A Pequena Sereia”, onde estreia nos próximos dias. “No mercado interno, você pode pesquisar por avaliações verificadas [do público]”, observa um analista de bilheteria ao THR. “Internacionalmente, você não pode”, completa. 

Reações racistas

Vale lembrar que a produção sofreu diversos ataques racistas em sites de avaliações internacionais. Na Coreia do Sul, tais críticas chegaram às manchetes. Os comentários negativos do público também estavam entre os assuntos mais falados nas redes sociais na China.

E pouco antes do filme estrear no país, o The Global Times, portal afiliado ao governo chinês, publicou um editorial criticando os motivos da Disney escalar uma atriz negra para o papel. 

“A controvérsia em torno da inclusão forçada de minorias em filmes clássicos pela Disney não é sobre racismo, mas sua estratégia preguiçosa e irresponsável de contar histórias”, afirmou o artigo. “Muitos internautas chineses disseram que, como ‘Branca de Neve’, a imagem da princesa sereia nos contos de fadas de Hans Christian Andersen há muito está enraizada em seus corações e é preciso um salto de imaginação para aceitar o novo elenco.”

O editorial ainda questionou se a “correção política” da Disney é motivada por interesses financeiros ou preocupação genuína com a representação. Vale lembrar que o desempenho de Halle Bailey como Ariel, está sendo amplamente elogiado pela crítica e público. Ela conseguiu o papel em 2019, após uma extensa pesquisa que incluiu centenas de atrizes.

“Ela imediatamente colocou a fasquia tão alta que ninguém a ultrapassou”, disse o diretor Rob Marshall ao THR no mês passado. “Vimos todas as etnias. Não havia agenda para escalar uma mulher de cor. Foi realmente apenas, ‘Vamos encontrar o melhor Ariel’, e Halle reivindicou o papel.”

Por enquanto, segundo o Box Office Mojo, o live-action da Disney arrecadou US$ 186,9 milhões no mercado norte-americano, e mais US$ 141,1 milhões internacionalmente, totalizando US$ 328,1  milhões globalmente. Relembre o trailer de “A Pequena Sereia”: 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas