Episódio escuro de “A Casa do Dragão” foi “escolha criativa”, diz HBO

Fãs estão reclamando que não conseguiram enxergar várias cenas do episódio mais recente da série. Entenda por quê
Imagem: Divulgação/HBO Max

O último episódio de A Casa do Dragão ficou marcado pelo conflito entre a princesa Rhaenyra e a rainha Alicent, e também pelo príncipe Aemond conquistando Vhaegar, o maior dragão do mundo. O problema é que os espectadores sofreram para ver isso na tela. Na internet, fãs da série estão reclamando de que não conseguiram enxergar muita coisa em várias cenas do último episódio.

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O episódio 7, “Driftmark”, foi dirigido pelo diretor Miguel Sapochnik. Ele também é showrunner da primeira temporada da série, e ganhou destaque por dirigir alguns episódios famosos de Game of Thrones, como “Battle of the Bastards” — que lhe rendeu um Emmy — e “The Long Night”, terceiro episódio da última temporada da série.

O que The Long Night e Driftmark têm em comum, além do diretor? A escuridão. Na época, os espectadores também reclamaram que, não foi possível ver muita coisa durante uma das batalhas mais esperadas da série devido à baixa iluminação.

Na ocasião, Sapochnik defendeu que a escolha foi uma decisão criativa para passar os sentimentos de apreensão e medo que os envolvidos na batalha de Winterfell tinham durante a luta. Além disso, o diretor chegou a afirmar que o capítulo deveria ser assistido no cinema — o que é estranho considerando que Game of Thrones era um programa de TV.

Sobre o episódio do último domingo, em resposta a um telespectador incomodado com a escuridão das cenas, o perfil oficial da HBO no Twitter reforçou de que a baixa iluminação no último episódio de A Casa do Dragão foi proposital, uma “escolha criativa”.

O episódio foi gravado usando um processo conhecido como “Day for Night”, que consiste em um conjunto de técnicas de filmagem e pós-produção que transforma cenas gravadas na luz do dia em cenas noturnas.

Na cena em que Daemon e Rhaenyra caminham na praia após o funeral de Laena Velaryon, é possível notar alguns takes onde há luz no rosto do príncipe Targaryen, o que muito provavelmente é a luz do Sol. Em outros enquadramentos, essa luz desaparece completamente, o que causa uma sensação de estranheza.

As queixas foram de que as cenas estavam muito escuras, o que dificultou o entendimento do que acontecia nas cenas. Nem aumentando o brilho no máximo as imagens ficavam mais iluminadas.

Os editores da série dispõem de uma série de equipamentos de última geração para visualizar as cores e brilho de forma 100% fiel — e, provavelmente, puderam ver o material sem perdas.

Normalmente, quando vemos um episódio na TV ou streaming, ele está em um formato comprimido, e é uma versão menos rica do que a aprovada pela produção. Isso é normal, principalmente quando o episódio vai para plataformas de streaming. Menos informação na tela significa um menor tempo de carregamento, facilitando a comodidade para os usuários.

Em muitas TVs, o HDR foi ativado para tentar melhorar a iluminação das cenas escuras, o que acabou deixando as imagens com um aspecto roxo ou acinzentado, fato que levou muitos fãs a mexerem diretamente nas configurações na tentativa de melhora a qualidade. No final das contas, o problema não é sua TV, mas a insistência em uma “escolha criativa” que já foi alvo de críticas no passado.

O HBOMax já liberou o teaser do oitavo episódio da temporada, que revela que as tensões devem aumentar na medida em que a saúde do rei Viserys I se deteriora e a rivalidade entre Rhanyra e Alicent aumenta.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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