Já é 2012 na PSN, amigos. Desde ontem à noite, o críptico erro 8001050F tem aparecido na tela de todos os donos de PS3, exceto os novos modelos Slim, causando todo tipo de problemas.

Inicialmente, os usuários começaram a reportar, via Twitter, que não conseguiam fazer login em suas contas ou jogar online. Um usuário do fórum oficial do PlayStation observou que o erro curiosamente não o impedia de acessar a internet via PS3. Mas logo já começaram a vir à tona erros bem mais sérios.

Tudo leva a crer que seja, vergonhosamente, um bug relacionado à virada do mês, de fevereiro para março. Os calendários de alguns sistemas voltaram para o ano 2000. Por causa disso, suspeita-se que o problema seja na conexão do seu console com os servidores de Troféus/DRM/autenticação da PSN, causado pela discrepância de datas. Segundo muitos usuários, é impossível jogar, mesmo offline, qualquer jogo que tenha suporte a Troféus (ou seja, qualquer jogo minimamente recente).

Há também relatos de saves corrompidos, troféus perdidos, jogos comprados na PSN que reverteram ao estamo de demos e versões debug do console que entraram em loop e simplesmente pararam de funcionar.

A Sony não confirmou oficialmente nenhum destes sintomas, apenas que está ciente do problema e que os modelos Slim não foram afetados. A maioria das informações sobre o problema vem do Twitter e deste post no GamesRadar. O site, em conjunto com a Official PlayStation Magazine europeia, especula que o problema será resolvido esta semana com um patch, mas que este patch, por consequência do próprio erro, deverá ser baixado em um computador e aplicado manualmente no PS3, via USB.

Queremos saber de você, leitor amigo do Gizmodo: seu PS3 deu pau? Os sintomas descritos neste post se aplicam ao seu caso? Se você tem um PS3 não-Slim e, por sorte, não ligou ele nas últimas 24 horas, aconselhamos que não faça isso até que a Sony dê o sinal verde. [Kotaku, IGN Boards, GamesRadar, Twitter]