Esta é a primeira escada rolante “perpétua” de mola maluca. Ela permitiu criar um dos GIFs mais impressionantes do mundo, e realizar um sonho que nem o crowdfunding pôde tirar do papel.

No ano passado, uma esteira rolante para Mola Maluca queria levantar US$ 30.000 pelo Kickstarter. A meta financeira foi atingida na campanha, mas os seus criadores enfrentaram problemas de fabricação e pelo jeito nenhuma unidade da esteira foi entregue aos apoiadores.

É por isso que o mundo precisa dessa escada rolante de mola maluca mais do que qualquer outra coisa:

Escada rolante para Mola Maluca

Veja-a caindo sem parar por 140 degraus:

Eis um vídeo que detalha a criação da escada rolante, e por ele podemos ver que não foi nada fácil chegar a essa maravilha:

O engenheiro e carpinteiro Matthias Wandel detalha em seu site todos os passos para criar a escada rolante: basicamente, ele fez uma “esteira” giratória de madeira com degraus de 10 cm de altura. No entanto, fazê-la girar na velocidade certa é um desafio:

Lançar a mola, e depois ligar a broca na velocidade certa (bem lenta) era complicado, embora eu tenha conseguido fazê-la andar por dez segundos consecutivos algumas vezes.

Na maior parte, a mola acabava caindo em direções aleatórias, e uma vez até saltou da parte superior quando eu deixei a broca muito rápida…

A manivela tornou tudo mais fácil de controlar, e também mais divertido. Mas ainda é um desafio manter a mola correndo sem cair. Girar a manivela na velocidade certa é a parte fácil. Soltar a mola do jeito certo é muito difícil, e se ela não for lançada direito, ela cai facilmente.

Ninguém disse que seria fácil! Confira os detalhes da montagem no link a seguir: [Woodgears.ca via Digg]