Internacional

Escócia inaugura salinha para consumo seguro de drogas pesadas

Em 2022, foram 1.051 óbitos por consumo de drogas na Escócia; sala para consumo de substância ilícitas já existe em outros países

Na semana passada, o Reino Unido aprovou sua primeira sala supervisionada para consumo de drogas, em Glasgow, na Escócia. O espaço permite que dependentes químicos usem substâncias ilegais como heroína e cocaína, por exemplo. O projeto piloto, proposto em 2016, após um surto de HIV na cidade, começará a contratação de pessoal a partir do próximo ano.

A sala ficará em um centro de saúde e irá permitir que os visitantes levem medicamentos e os utilizem em um espaço seguro, sem risco de prisão.

O governo do Reino Unido discordou da proposta, mas afirmou que não irá intervir na instalação. No início do mês, a oficial de justiça Dorothy Bain KC anunciou que não seria “do interesse público” processar pessoas que usarem a instalação. Ou seja, ela está liberada no país.

A presidente do Conselho Conjunto de Integração da Cidade de Glasgow, Rona Sweeney, ressaltou a necessidade do projeto. “Tenho certeza de que todos gostaríamos que nossa cidade não precisasse desta instalação, mas a realidade é que precisamos”, disse.

Qual a necessidade da “sala de drogas” na Escócia?

A importância da medida vem da alta taxa de mortalidade por drogas na Escócia, que é a pior em todo o continente europeu. Em 2022, foram 1.051 óbitos de acordo com o relatório do National Records of Scotland (NRS). São 21% a menos do que no ano anterior, mas ainda considerado uma emergência de saúde pública.

Mais de 100 instalações semelhantes existem no mundo, incluindo em países como a Alemanha e a Holanda. Segundo a ministra da política de drogas e álcool da Escócia, Elena Whitham, há evidências de que elas salvam vidas e reduzem custos para os serviços de saúde.

O médico Saket Priyadarshi, que vai participar da administração do espaço, explicou ao Telegraph que “é preferível” que overdoses aconteçam “na proximidade de pessoal treinado”.

Com informações da Associated Press.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas