Cultura

Escola de Samba em SP vai cantar história já abordada por filme de Viola Davis

Guerreiras Agojie foram retratadas no filme "A Mulher Rei", que tem a atriz como protagonista; Independente Tricolor homenageará mulheres
Imagem: Divulgação/Sony

Quando a escola de samba Independente Tricolor cruzar o Sambódromo do Anhembi na noite desta sexta-feira (9), é provável que você se lembre do filme “A Mulher Rei”, estrelado por Viola Davis.

A escola de samba vai contar as histórias das guerreiras que formavam o exército feminino do Reino de Daomé, na África Ocidental — conhecidas como Agojie. A ideia é homenagear as mulheres durante o desfile. Confira a letra do samba-enredo:

Instagram @grcesindependente/Reprodução

As mulheres guerreiras Agojie inspiraram o enredo do filme de 2022. Na trama, Viola Davis é Nanisca, comandante do exército de mulheres que protegeu o reino de Daomé (atual Benim) e fez a fama do local ser um dos mais poderosos da África entre os séculos 17 e 19.

O filme mostra, por exemplo, o combate das guerreiras para manter a sociedade e o assédio frequente de colonizadores europeus, como os portugueses — incluindo uma citação ao Brasil.

A existência do exército também serviu como inspiração para a guarda real feminina Dora Milaje em “Pantera Negra”. Aliás, inspirou ainda o episódio 7 da série “Lovecraft Country”, sucesso da HBO.

Historiadores afirmam que haviam entre 1.000 e 6.000 mulheres soldados que eram rigorosamente treinadas com as mais variadas habilidades, incluindo caçadoras, fuzileiras e arqueiras.

No vídeo abaixo, é possível ver algumas alegorias que a Independente Tricolor pretende apresentar no Anhembi:

“É ginga que vem de lá”

A Independente Tricolor vai focar na força que a ancestralidade oferece às mulheres negras. Por isso, o samba-enredo não aborda só o exército. Ele aborda desde a criação do mundo — pelas mães feiticeiras e a Rainha Agontime (que é mãe do Rei Ghezo, interpretado por John Boyega no filme) — até chegar as guerreiras de Daomé, sua cultura e sua fé.

A Independente intitulou o samba-enredo como “Agojie, a lâmina da liberdade”. Ele tem composição de Maradona, André Diniz, Chitão e Evandro Bocão. Escute:

Aliás, o filme “A Mulher Rei” está disponível no catálogo do streaming HBO Max.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas