De acordo com informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego atingiu a marca de 14,1% no segundo trimestre de 2021. Isso significa que cerca de 14 milhões de brasileiros não possuem registro formal de trabalho. Apesar do cenário pouco animador, o setor de tecnologia segue crescendo e anunciando novas oportunidades para profissionais da área. A consolidação do home office, afinal, possibilita que esses trabalhadores sejam contratados para trabalhar em qualquer lugar do país.

Um exemplo de entidade do setor que busca por profissionais é o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). São, ao todo, mais de 100 oportunidades para profissionais de tecnologia.

As vagas são para trabalho presencial e home office para desenvolvedores, engenheiros de software, dados e testes e designers. A instituição oferece benefícios como auxílio home office, plano de saúde, vale alimentação, Gympass, auxílio idiomas, auxílio creche e apoio Psicológico em parceria com a Moodar.

A maior parte das vagas abertas são para trabalho em regime home office. No entanto, para algumas posições, será necessário que colaboradores residam em algumas localidades específicas, uma vez que essas funções exigem deslocamento para reuniões presenciais.

Há vagas nas seguintes funções: Engenheiro de Dados e Inteligência Artificial, Engenheiro de Software Android, Engenheiro de Software Android Embarcado (Manaus/AM), Engenheiro de Software Android (Recife/PE), Engenheiro de Software DevOps, Engenheiro de Software (Front End), Engenheiro de Software (Full Stack), Engenheiro de Software iOS, Engenheiro de, Software (Liderança Técnica), Engenheiro de Software Native Apps – iOS/MacOS, Engenheiro de Testes, Estagiário em Automação Industrial, Líder Técnico em Engenharia de Software iOS/MacOS, Scrum Master (Agile Coach), UI Designer e UX Designer.

Quem se interessou por alguma das oportunidades oferecidas pelo CESAR pode se candidatar no link vagas.cesar.org.br. Abaixo, elencamos os requisitos necessários para quem quer concorrer às vagas:

Vagas remotas

Engenheiro de Dados e Inteligência Artificial

Formação superior em cursos como Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica ou similares; Ter experiência em desenvolvimento de projetos de software; Conhecimentos sobre algoritmos e estruturas de dados; Experiência em metodologias ágeis (Scrum/Kanban) e trabalho colaborativo; Experiência com linguagem de programação Python e outras linguagens do meio de atuação; Conhecimento dos processos de engenharia de dados (ETL); Experiência e conhecimento em ferramentas de Big Data; Experiência na construção de modelos de aprendizado de máquina; Capacidade de análise dos dados do cliente e identificação das características dos dados; Capacidade de análise de dados categóricos, visão computacional, analise de texto/NLP para entendimento do comportamento; Capacidade de análise estatística dos resultados dos modelos; Experiência na exibição desses resultados utilizando gráficos para facilitar a comunicação; Capacidade de orientar/liderar engenheiros menos experientes a tomar decisões baseadas nos dados disponíveis.

Engenheiro de Software Android

Requisitos: Superior em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Experiência em desenvolvimento com framework IONIC (3 ou superior) para iOS e Android; Conhecimentos avançados em front-end: HTML, CSS e Javascript; Conhecimento em APIs RESTful; Conhecimento em Angular, RXJS; Pré-processadores de CSS: SASS; Layout responsivo / Mobile First; Uso do Git; Inglês de avançado à fluente.

Engenheiro de Software DevOps

Formação superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistema de Informação ou afins, Experiência profissional de pelo menos 3 anos; Conhecimento em cultura e práticas DevOps, Conhecimentos sólidos em Programação, Ambientes Virtualizados, Computação em Nuvem, Segurança da Informação, Experiência prática recente usando alguma dessas linguagens: Python, Bash, Perl, Go, Ruby, Javascript, C, C++, Conhecimento em administração de sistemas (e.g. Linux, Unix, Windows Server), Conhecimento em administração de serviços de rede (e.g. DNS, Web, SSH, SMTP, LDAP, FTP), Conhecimento em administração de redes e segurança (e.g. roteamento, NAT, firewall, ip forwarding); Conhecimento em ferramenta de infraestrutura como código (e.g. Terraform, Ansible, Puppet, Chef); Experiência prática com containers e orquestradores (e.g. Docker, Swarm, Kubernetes); Experiência prática com ferramentas e processos de CI/CD (e.g. Jenkins, Github, Gitlab, Team City) e Experiência prática com plataformas de computação em nuvem (e.g. OpenStack, AWS, GCP, Azure).

Engenheiro de Software Front End

Formação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Conhecimento de arquitetura, design e desenvolvimento de front-end com pelo menos um framework como por exemplo Angular 2+, React, Node , Vue.js ou Ember.js; Experiência em construção de apps web com HTML, CSS e JavaScript; Design e desenvolvimento de serviços REST; e Inglês avançado.

Engenheiro de Software (Full Stack)

Formação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Conhecimento de arquitetura, design e desenvolvimento de back-end em pelo menos um framework como por exemplo Java, C#, Python, PHP, Node.js; Conhecimento de arquitetura, design e desenvolvimento de front-end com pelo menos um framework como por exemplo Angular 2+, React, Node , Vue.js ou Ember.js; Experiência em construção de apps web com HTML, CSS e JavaScript; Design e desenvolvimento de serviços REST; Inglês avançado.

Engenheiro de Software IOS

Formação em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Pelo menos 5 anos de experiência com iOS; Conhecimento sobre interface gráfica em iOS com seus componentes e interações; Experiência com APIs REST; Conhecimento da plataforma iOS como um todo e grande conhecimento de orientação a objetos; Grande conhecimento de automação de testes/APIs de conectividade/APIs de UI; Experiência com diferentes técnicas de revisão de código; Trabalho em equipes seguindo processos/metodologias ágeis; Inglês avançado a fluente.

Engenheiro de Software (Liderança Técnica)

Formação superior em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Experiência na definição arquitetural, de design e desenvolvimento de backend em pelo menos um framework, como por exemplo, Node.js Express, Python Django, Java Spring, etc. Design e desenvolvimento de serviços REST; Conhecimento em Teste unitário e de API; Conhecimento em Cloud computing (AWS, Google Cloud, etc); Forte skill de comunicação para possível interface de comunicação com a equipe e com o cliente; Inglês intermediário.

Engenheiro de Software Native Apps – iOS/MacOS

Formação em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Pelo menos 5 anos de experiência com desenvolvimento de software; Experiência com diferentes técnicas de revisão de código; Trabalho em equipes seguindo processos/metodologias ágeis; Experiência com iOS; Experiência com Python; Experiência com APIs REST; Conhecimento sobre interface gráfica em iOS com seus componentes e interações; Conhecimento de automação de testes/APIs de conectividade/APIs de UI; Inglês avançado a fluente.

Engenheiro de Testes 

Superior cursando ou concluído em Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação ou áreas afins; Inglês avançado; Experiência na área de testes de software com boa vivência prática em diversas plataformas; Capacidade de planejamento, estratégia e análise, promovendo boas as práticas de qualidade por todo ciclo de vida de desenvolvimento; Conhecimento em automação de testes, suas estratégias, frameworks, implementação e manutenção; Estar confortável com ambientes de desenvolvimento ágeis e ter capacidade de integração com times de Desenvolvimento e Design; Experiência com linguagens para plataformas mobile e web (ex. Python, Java, PHP, Objective-C/Swift, e/ou HTML/JavaScript/CSS); Experiência prática com testes não-funcionais, como Performance e Segurança; Conhecimento prático com OO para desenvolvimento e manutenção de testes automáticos; Conhecimento em DevOps e Conhecimento com Inteligência Artificial.

Estagiário em Automação Industrial

Cursando ensino superior em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação ou afins; Conhecimento a nível acadêmico de Programação de CLPs e software supervisório (HMI/SCADA) da principais marcas do mercado (Rockwell/Siemens/Schneider/GE). Conhecer os principais protocolos de comunicação industriais (OPC UA, Modbus TCP/RTU, Ethernet/IP).

Líder Técnica em Engenharia de Software iOS/MacOS

Gostar de desafios técnicos. Ter motivação por entender qual o problema a ser resolvido e construir soluções inovadoras; Trabalho em equipes seguindo processos/metodologias ágeis; Inglês avançado a fluente; Formação em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins;

Pelo menos 7 anos de experiência com desenvolvimento, preferencialmente com apps móveis ou desktop; Conhecimento da plataforma iOS como um todo e grande conhecimento de orientação a objetos; Experiência com diferentes técnicas de revisão de código; Saber trabalhar com pessoas identificando seus pontos fortes e pontos a melhorar, e dando feedback para o seu crescimento.

Scrum Master (Agile Coach)

Mestrado ou pós-graduação em Ciência/Engenharia da Computação ou áreas relacionadas, tais como Administração de Empresas, Finanças, Contabilidade ou experiência profissional equivalente; Sólida compreensão dos modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de modelos de negócios, além de conhecimento especializado dos princípios e práticas de gerenciamento de projetos ágeis e tradicionais, e a capacidade de combiná-los nas proporções certas para se adequar a um projeto e um ambiente de negócios; Experiência anterior com metodologias ágeis (Scrum, Kanban, etc.) em projetos de desenvolvimento de modelo de negócios; Inglês que permita conversação, escrita e leitura, necessárias para a relação com clientes e parceiros.

UI Designer

Formação superior em Design, Sistemas para internet ou áreas afins; Experiência com desenvolvimento Front-end WEB (HTML, CSS, JS); Experiência com frameworks front end, como por exemplo Ember, React, Angular ou Vue; Conhecimento em pesquisa e elaboração de protótipos de média ou alta fidelidade;

Conhecimento de princípios de design para elaboração de mockups; Experiência com boas práticas para implementação de layouts de sistemas; Inglês intermediário ou avançado;

UX Designer

Formação superior em Design e áreas afins; Experiência vasta em UX, capaz de levantar requisitos junto ao cliente, projetar os fluxos de informações (wireframes), desenvolver protótipos de telas usando o XD; Experiência com especificação de interface Web e trabalhar junto ao time desenvolvimento; Raciocínio lógico para traçar as várias possibilidades de fluxos, personalização e mapeamento de cenários de uma solução; Fluência em ferramentas de prototipação e wireframe, como Axure, Adobe XD, InVision ou similares; Conhecimento dos métodos de todas as etapas do Design (Entendimento, Ideação, Prototipação, Validação); Inglês avançado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vagas presenciais

Engenheiro de Software Android Embarcado – Manaus/AM

Requisitos: Superior completo em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Experiência com desenvolvimento de aplicações Android; Conhecimento e experiência na construção de apps com múltiplos propósitos integrado à serviços externos bem como reagindo à múltiplos tipos de inputs (usuário, eventos do sistema e requisições externas); Conhecimento da arquitetura Android e os diversos componentes que compõem às aplicações e a plataforma (ex: ContentProviders, BroadcastReceivers, Services, System Services); Experiência na área de testes de software e no desenvolvimento de testes automáticos e; Inglês de avançado à fluente.

Engenheiro de Software Android – Recife/PE

Superior em Ciências da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e áreas afins; Experiência em desenvolvimento com framework IONIC (3 ou superior) para iOS e Android; Conhecimentos avançados em front-end: HTML, CSS e Javascript; Conhecimento em APIs RESTful; Conhecimento em Angular, RXJS; Pré-processadores de CSS: SASS; Layout responsivo / Mobile First; Uso do Git; Inglês de avançado à fluente.