Você sabia que “selfie” foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford em 2013? Sim, provavelmente sabia. Depois que todo mundo explorou o conceito de tirar fotos do próprio rosto, parecia não haver mais o que inventar. Mas há: conheça o S.E.L.F.I.E.

É a sigla em inglês para “mecanismo de imagem com feed ao vivo para melhoria automática”, criado pela agência de marketing digital iStrategyLabs. É um espelho bidirecional com um computador por dentro.

Como é possível ver por ambos os lados do espelho, há uma webcam lá dentro de olho em você. O computador, um Mac Mini, usa o software OpenCV para reconhecimento facial. (Inicialmente, a equipe usou um Raspberry Pi, mas precisava de um hardware mais potente.)

Isso envia um comando para um circuito Arduino, que ativa luzes LED e inicia a contagem regressiva. 3, 2, 1 e sua foto vai para o Twitter da empresa na qual está instalado o espelho – afinal, esta é uma ferramenta de marketing.

DJ Saul, executivo da iStrategyLabs, diz ao Gizmag que se inspirou no Twitter Mirror, um espelho criado pelo próprio Twitter: ele posta selfies de celebridades em grandes eventos, e serve para divulgar a rede social.

Talvez você já esteja cansado de selfies, mas as empresas ainda não estão: este mês, a Samsung lança uma câmera mirrorless que facilita tirar fotos de você mesmo. E o S.E.L.F.I.E. está disponível sob encomenda, sem preço definido. [iStrategyLabs via Gizmag]

espelho selfie (1)