_Ciência

Espinafre contaminado faz 164 pessoas terem alucinações na Austrália

Amostras do lote contaminado agora passam por testes em laboratório para determinar qual a causa dos problemas

Imagem: Nathan Nugent/Unsplash

Consumir um “verde” pode ser uma forma bem eficiente de ficar doidão. O que não dá para esperar em nenhum momento é que o verde em questão vá ser o espinafre que você compra no mercado.

Nos últimos dias, 164 pessoas que moram na Austrália sofreram com sintomas como delírios e alucinações após terem consumido folhas de espinafre baby compradas na rede de supermercados Cotsco.

De acordo com autoridades de saúde, os sintomas das vítimas também incluíam taquicardia (aumento da frequência cardíaca), visão turva, pupilas dilatadas, boca seca e febre.

De acordo uma nota oficial divulgada pelo departamento de saúde de Nova Gales do Sul, um dos estados australianos mais afetados, nesta segunda-feira (19), pelo menos 42 pessoas precisaram de atendimento médico. Nenhuma pessoa morreu.

O espinafre batizado foi produzido pela Riviera Farms, que fica a 3 horas de distância Melbourne, no sul do país.

“Aconselhamos nossos clientes a devolver o espinafre potencialmente contaminado que estiver em suas prateleiras e pedimos que aconselhem seus consumidores a fazerem o mesmo”, disse a empresa, em nota.

O lote em questão envolve ramos de espinafre com data de validade para o dia 16 de dezembro. As suspeitas é que a contaminação envolveu a presença de uma erva daninha. Não há suspeitas, até agora, de que outros alimentos produzidos no local também tenham sido contaminados.

Agora, a Riviera Farms analisa amostras do lote contaminado em laboratório para definir qual foi a causa da intoxicação.

Sair da versão mobile