_Ciência

Esqueleto com ossos de 3 exemplares de T. rex é vendido por U$ 6 milhões

O leilão do dinossauro foi organizado pela casa Koller, na Suíça, e é o primeiro de seu tipo a acontecer na Europa; saiba detalhes

Esqueleto de T. rex é leiloado por U$ 6 milhões na Suíça

Foto ilustrativa. Imagem: Jon Butterworth/Unsplash/Reprodução

Nesta semana, a casa de leilões Koller, na Suíça, vendeu nada menos do que um esqueleto de T. rex pelo valor de U$ 6,1 milhões. Agora, um colecionador privado está sobre domínio da peça, o que torna difícil confirmar se voltaremos a vê-la em museus ou não. 

O esqueleto, nomeado como Trinity, ficou exposto em uma sala na casa de leilões durante duas semanas e meia. Neste período, ele recebeu a visita de mais de 30 mil pessoas, envolvendo muitas crianças. 

A peça completa possui 293 ossos de três dinossauros, o que justifica seu nome. Paleontólogos recuperaram todos esses fósseis de Tiranossauro rex entre 2008 e 2013 nas formações Hell Creek e Lance Creek em Montana e Wyoming, nos EUA.

O esqueleto mede 3,9 metros de altura, 11,6 metros de comprimento e 2,65 metros de largura. Pouco mais de 50% de seus ossos são originais, enquanto o restante é feito de moldes de gesso e resina epóxi.

Essa é a primeira vez que a Europa leiloa um esqueleto inteiro de T. rex, sendo a terceira vez que isso ocorre a nível mundial. O primeiro foi Sue, em 1997 por U$ 8,4 milhões. 

No entanto, nenhum chegou ao valor expressivo de Stan, leiloado pela casa Christie’s em 2020. Na época, um comprador arrematou o dinossauro pela bagatela de U$ 31,8 milhões.

A venda de fósseis preocupa paleontólogos ao redor do mundo. As evidências acabam ficando em mãos privadas, impedindo que cientistas investiguem as peças e colaborem para o avanço da ciência.

Sair da versão mobile