_Internacional

Esqueleto do dinossauro jurássico Barry vai a leilão em Paris

Um esqueleto de dinossauro da espécie Camptossauro vai a leilão pela casa Drouot, em Paris, França,

camptossauro

Imagem: Reprodução/Wikipedia

Um esqueleto de dinossauro da espécie Camptossauro vai a leilão pela casa Drouot, em Paris, França, em outubro, segundo informações da Reuters. E ele deve arrecadar até 1,2 milhão de euros (cerca de 6,2 milhões de reais).

O dinossauro chama-se Barry, assim como seu restaurador nos anos 2000, o paleotólogo Barry James. Ele tem 2,1 metros de altura e 5 metros de comprimento. Um adulto de sua espécie poderia chegar a pesar 50 quilos.

Datado do final do período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos, o esqueleto foi descoberto em Wyoming, nos Estados Unidos, na década de 1990. Então, o laboratório italiano Zoic o adquiriu em 2022, realizando novas restaurações.

Apesar de ser extremamente antigo, de acordo com Alexandre Giquello, da casa de leilões, trata-se de “um exemplar extremamente bem conservado”, o que ele considera “bastante raro”. Além disso, o crânio “está 90% completo e o resto do dinossauro (esqueleto) está 80% completo”, segundo ele.

Além disso, Giquello afirma que os espécimes de dinossauros continuam raros no mercado de arte, com apenas algumas vendas por ano em todo o mundo. Este ano, a casa de leilões Koller, na Suíça, vendeu um esqueleto de T. rex pelo valor de U$ 6,1 milhões. Saiba mais no Giz Brasil.

Sair da versão mobile