Qualquer pessoa que divida uma casa onde o número de inquilinos excede o de aparelhos televisores já passou, pelo menos uma vez, por uma situação clássica: as pessoas querem assistir a programas diferentes que são exibidos ao mesmo tempo. Uma startup chamada ScreenzTV está tentando resolver a questão da família brigando por conta da televisão e oferece uma caixa que permite que a TV seja dividida em múltiplas telas, que exibem coisas diferentes ao mesmo tempo.

Sim, é tão idiota quanto parece. O ScreenzTV consegue acessar vídeo games, smartphones ou tablets, serviços de streaming e a pacotes de TV a cabo. Se essa caixa que custa $500 (sim, quinhentos dólares) tivesse sido inventada em, sei lá, 2004, o conceito poderia até ser interessante, mas agora? Talvez a coisa tenha apelo com as pessoas especialmente apaixonadas por esportes que querem muito (muito mesmo) ter múltiplas telas para assistir a vários jogos ou competições que acontecem simultaneamente. Ela também pode servir para outros fins que exijam múltiplas telas, mas esses usos são bem específicos e de nicho.

No entanto, não consigo ver como uma família que quer fazer várias coisas na TV poderia querer uma coisa dessas, por um motivo bem simples: hoje em dia nós temos tablets, notebooks e smartphones. Além disso, você precisa conectar o fone de ouvido no seu dispositivo móvel para conseguir ouvir o som enquanto estiver usando o ScreenzTV, já que não dá pra ficar ouvindo o som de um canal por cima do outro. Se você já tem um tablet, usá-lo para assistir seus programas parece muito mais confortável do que ficar olhando para um determinado canto de um aparelho de TV e se esforçando para ignorar tudo o que está acontecendo nas demais telas.

Se você discorda e o ScreenzTV é tudo o que você sempre quis, é possível encomendá-la pelo Indiegogo. E por mais que a ideia seja meio boba, pelo menos ela não desafia as leis da Física.

[Via The Verge]