Até o momento, todos nós sabemos que uma boa câmera não é feita apenas de muitos megapixels. Porém, isso não faz a nova Phase One XF de 100 MP menos impressionante do que parece. Ela conta com um baita sensor de imagem e que promete fotos mais parecidas com câmeras analógicas.

A câmera de médio formato tem um sensor CMOS Full-Frame co-desenvolvido com a Sony para capturar detalhes incríveis. Ele consegue clicar imagens com um espectro de cor 16-bit — diferente da maioria que só o faz em 14-bit — o que, na prática, diz a empresa, permite fazer imagens com “textura e tonalidades naturais”. O equipamento ostenta 15 stops de faixa dinâmica, o que melhora consideravelmente a experiência de tirar fotos de detalhes em partes com muita ou pouca luz de uma cena.



Antes de tudo, a Phase One reconhece que a câmera produz cliques “limpos” do ISO 50 até o ISO 12.800. Apesar disso, o termo “limpo” depende bastante do que você quer capturar, considerando que ela consegue tirar fotos com exposição de até 60 minutos.

A câmera já está sendo comercializada nos Estados Unidos, mas você deve se sentar antes de ver o preço sugerido por ela. Por US$ 49 mil, a XF 100MP é um equipamento voltado para profissionais.

[Phase One via Engadget]