O Project Ara, do Google, proclamado como o futuro da computação móvel é um celular modular que se adapta as suas necessidades. Mas até o momento, o futuro dos smartphones encontra problemas para funcionar perfeitamente. Então, enquanto isso, este Kickstarter usa a promessa do celular modular do Ara e a coloca em forma de capa de celular.
Se você não conhece o Project Ara, a ideia é essa: a base do telefone é um “endoesqueleto” — basicamente uma placa mãe do tamanho de um celular — com entradas retangulares para você inserir processador, tela de toque, scaner biométrico, ou seja lá o que for oferecido.
Na cara de pau, a Nexpaq roubou o design do Ara e o aplicou a capas de celulares. Existe uma espinha central no meio, com espaço para seis acessórios modulares. Como a capa será inserida em um celular já funcional, não há necessidade para módulos de processar ou RAM neste caso: em vez disso, você pode adicionar alto-falantes extras, uma lanterna, um leitor de cartão SD, ou um monte de sensores, como bafômetro ou termômetro.
Uma das maiores razões para adquirir uma dessas pode ser a bateria A capa já vem com uma bateria de 1000 mAh, e outros módulos disponíveis podem adicionar até 30% a mais de vida útil à ela — o que significa que se você tiver alguns módulos de bateria carregados no bolso, você pode trocá-los em qualquer lugar, mantendo o seu celular carregado por dias sem a necessidade de conectá-lo a uma fonte.
Até o momento, existem opções de capas para iPhone 6, Samsung Galaxy S6 Edge e o Galaxy S5, mas eles prometem outros modelos no futuro.
Entretanto, a seleção de capas não é a dúvida que paira neste processo. Existe um elemento de dúvida sobre toda campanha de Kickstarter; inclusive um projeto tão ambicioso quanto este. Volume deve ser uma preocupação: até as baterias extras já disponíveis no mercado encontram problemas com peso e tamanho, e estas não estão tentando acomodar uma série de módulos na traseira do seu celular.
Se a ideia de jogar dinheiro em um projeto beta te interessa, o Nexpaq será vendido por US$ 89 no modelo mais simples, com entrada para quatro módulos, com entrega estimada para janeiro de 2016. [Kickstarter]