O Proxy Design Studio, de Nova York, fez uma demonstração para o Gizmodo do seu novo conjunto esférico de engrenagens feito com impressora 3D chamado Mechaneu, um brinquedo tátil de partes iguais e uma escultura mecânica, um entrosamento impressionante de rodas dentro de rodas.

ku-xlarge1

O Proxy descreve o projeto como apenas “o primeiro de uma série de objetos cinéticos impressos em 3D projetados para explorar os limites da impressão 3D como forma de arte”:

Feito em um processo de fabricação de uma etapa, o Mechaneu #1 conta com uma rede elaborada de engrenagens entrelaçadas e estruturas de apoio. Gire uma das engrenagens e a esfera inteira vai rodar. O efeito é fantástico, uma visualização para os olhos e uma experiência tátil para as mãos. O design Mechaneu explora o limite da impressão 3D comercial; todos os aspectos do design são calibrados para a mínima espessura e máximo nível de detalhes.

Este vídeo, em inglês, explica tudo com mais detalhes:

Mas é a rotação espérica insana dessa coisa – ou melhor, o fato de que ela funciona, e que veio de uma impressora 3D – que é o mais impressionante.

ku-xlarge (1) original (16)

Os modelos digitais também são de tirar o fôlego:original (17)original (18)

Como o estúdio destaca, “a estrutura de suporte foi modelada no mesmo software usado para desenvolver as estruturas arquitetônicas e contém a mesma quantidade de elementos e detalhes de uma grande construção – com um milionésimo do volume.” Arquitetura, medida por densidade.

original (19) original (20)De qualquer forma, o Mechaneu já está disponível para venda nos Estados Unidos. Por enquanto, o brinquedo pode ser encontrado na loja Proxy Shapeways, mas em breve deve ser disponibilizado em outros lugares.

original (21) original (22) ku-xlarge (2)

Fique de olho na página da Shapeways para futuras novidades. Os designers nos lembram: “conforme a arte em impressão 3D evolui, a série Mechaneu evoluirá junto, e cada versão será aposentada para garantir que se mantenha identificável como uma escultura limitada.”