Estupefato. É assim que me sinto quando eu dou zoom nesta imagem da galáxia de Andrômeda. Ontem foi uma nova foto estonteante dos Pilares da Criação. Hoje é esta imagem da galáxia com mais de 100 milhões de estrelas. Sim, nada disso na imagem é ruído. Cada pontinho é uma estrela!

Clique aqui para ver a imagem no tamanho original e dê zoom para apreciar cada detalhe.



A NASA diz:

Maior imagem do telescópio Hubble já montada, esta panorâmica de uma porção da galáxia de Andrômeda (M31) é a fotografia composta mais nítida já tirada da nossa vizinha. Mesmo estando a mais de 2 milhões de anos-luz de distância, o Hubble é poderoso o suficiente para diferenciar estrelas num trecho de 61 mil anos-luz da galáxia em forma de disco de panqueca. É mais ou menos como fotografar uma praia e conseguir distinguir grãos de areia. E há muitas estrelas nesta panorâmica — mais de 100 milhões, algumas delas nos milhares de aglomerados estelares que podem ser vistos no disco.

Eu não sei o que eles estão fazendo como Hubble, mas caramba, ele está capturando imagens cada vez melhores e mais impressionantes nos últimos tempos.