A inteligência artificial traz novas possibilidades para o ensino, inclusive de idiomas. Pensando nisso, a startup ChatClass desenvolveu um chatbot que funciona pelo WhatsApp e ajuda pessoas a treinar conversas em inglês para melhorar a pronúncia e receber feedbacks em tempo real.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2023 com a Educa Insights, 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de algum tipo de inteligência artificial. Além disso, três em cada dez utilizam chatbots de forma rotineira para complementar os estudos.
A startup criou o chatbot da ChatClass para atender essa parcela de estudantes que veem a tecnologia como uma forma de ampliar os conhecimentos acadêmicos de forma autônoma. Como a ferramenta funciona por meio do WhatsApp, é possível treinar conversação sozinho, trocando áudios com o robô.
Para o fundador e CEO da startup, Jan Krutzinna, a ferramenta pode ajudar pessoas que ainda têm vergonha de treinar a pronúncia da língua inglesa em conversas com pessoas reais ou que não têm com quem treinar, por exemplo.
Inteligência artificial da ChatClass é revisada por humanos
Em entrevista ao Giz Brasil, Krutzinna explicou que, apesar do chatbot ser baseado em IA, os conteúdos ensinados pela ChatClass são pensados e revisados por especialistas humanos. Assim, os alunos têm a segurança de aprender o idioma da forma correta. O CEO detalhou o seguinte:
Os conteúdos da ChatClass são construídos por meio de três fontes: com nossa equipe de design instrucional; por meio de parceiros, como editoras e empresas; e ferramentas de inteligência artificial, com o ChatGPT, com curadoria dos nossos especialistas para garantir a qualidade do conteúdo.
Jan Krutzinna, fundador e CEO da ChatClass
Ao conversar com o chatbot pelo WhatsApp, os usuários têm acesso a três modalidades de ensino. São eles: livro de exercícios, simulação de conversas em inglês e consultoria de dúvidas com o tutor de inteligência artificial.
No livro de exercícios, é possível acessar as teorias como se fossem aulas tradicionais, além de realizar atividades de fixação para gramática, vocabulário e todas as competências do idioma.
Já a simulação de conversas permite que os alunos vivenciem situações reais com missões para serem desvendadas em inglês. Ao longo do processo, os alunos também recebem dicas de como melhorar a pronúncia.
Pude testar a simulação de conversas e consegui escolher tipos diferentes de vozes para treinar a audição e compreensão dos termos em inglês. Se necessário, o chatbot dá opção de transcrever os áudios.
O terceiro módulo serve para tirar dúvidas, possibilitando resgatar temas das aulas. Vale mencionar que, antes de iniciar qualquer modalidade, o chatbot pergunta o nível de conhecimento em inglês e adapta o conteúdo de acordo com cada usuário.
O futuro da ChatClass no ensino de idiomas
Apesar do foco da ChatClass ser o ensino de inglês, a startup tem estudado adaptar o modelo do chatbot para treinar outros idiomas. O CEO da empresa contou ter rodado um projeto piloto na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) para ensino de alemão.
De acordo com Krutzinna, a empresa ainda está “avaliando a possibilidade de adicionar o idioma na plataforma de ensino. Nesse caso, são para os interessados que desejam trabalhar ou estudar na Alemanha, especificamente. Ainda não temos previsão de data de lançamento para essa funcionalidade”.
Ainda sobre planos para o futuro, a ChatClass tem o WhatsApp como plataforma principal, sem planos concretos para chegar ao Telegram, por exemplo. Em relação a esse tópico, o CEO da empresa explicou o seguinte:
“O WhatsApp é a plataforma mais utilizada no Brasil e em outros países. Nosso plano é continuar à frente no ensino e capacitação via WhatsApp e incorporar as atualizações do aplicativo para otimizar ainda mais as funcionalidades que já temos. O Instagram também é ótimo por ser um aplicativo que também está presente nos smartphones brasileiros e as mensagens diretas funcionam bastante, por isso estamos testando novas ferramentas na plataforma. O Telegram está ganhando espaço no Brasil, mas a nossa utilização depende de uma demanda concreta que precisamos avaliar”.
Jan Krutzinna, fundador e CEO da ChatClass
Hoje, por exemplo, a ChatClass está presente em cinco países: Alemanha, Colômbia, Chile, Estados Unidos, além do Brasil. Deste eles, o Brasil é o principal mercado da empresa. Isso porque “tem um ecossistema ótimo para o uso do WhatsApp e também se mostra muito aberto para a utilização de novas tecnologias na educação, principalmente no ensino de inglês”.
Além disso, ao todo, 750 mil pessoas já forem treinadas pelas tecnologias da ChatClass, desde a fundação da empresa em 2014. A ideia é aumentar esse número em pelo menos 20% até o final de 2024, segundo Krutzinna.