_WhatsApp

Esta mensagem de caracteres especiais trava o WhatsApp quando visualizada

Falha descoberta por dois pesquisadores indianos faz com que uma mensagem de 2.000 caracteres especiais trave o WhatsApp para Android quando é aberta.

Indrajeet Bhuyan e Saurav Kar são dois pesquisadores de segurança indianos de apenas 17 anos de idade. Eles descobriram um bug bem curioso no WhatsApp para Android: esta mensagem de 2000 caracteres especiais trava o app quando é visualizada. Em conversas individuais, o problema é fácil de ser resolvido, mas em grupos a coisa fica bem complicada.

O problema parece não afetar outros sistemas operacionais. Testamos aqui no iOS e não tivemos nenhum problema. No Android, a mensagem realmente trava o app, tanto para quem envia quanto para quem recebe, ao abrir a conversa. Já se sabia que mensagens de tamanho gigante, com cerca de 7MB, travavam o WhatsApp, mas a mensagem em questão tem só 2kB e provoca o mesmo efeito.

Em conversas individuais, o problema é bem fácil de resolver: pressione e segure o chat em questão e selecione a opção de apagá-lo. Você poderá acessá-lo novamente, já que a mensagem que causa o bug foi deletada — e, ops!, todo o resto das mensagens também. O The Hacker News, que divulgou a descoberta, considera que isso pode ser usado para forçar pessoas a apagar conversas, mas isto não é totalmente verdadeiro: você ainda consegue enviar a conversa para o seu email, mesmo sem poder abri-la.

Em grupos, por outro lado, o estrago é bem maior, pois não há a opção de apagar a conversa. A solução é sair do grupo e deletá-lo da sua lista de contatos. Para voltar, você vai precisar pedir para um amigo seu te incluir novamente. Levando em conta que os Androids são a ampla maioria nos smartphones brasileiros, uma mensagem dessas num grupo deve forçar muita gente a sair dele.

Eu sei, neste momento você está pensando em se livrar daqueles grupos chatos que te atormentam o dia inteiro. Sério, não faça isso, cara. O Natal está aí. Seja uma criança comportada. [The Hacker News]

Sair da versão mobile