Um novo equipamento para fazer filmes foi anunciado e pode reinventar completamente o processo complexo de estabilização da câmera. Ele está sendo testado e endossado por Vincent LaForet, que nos deu uma pequena ideia do que isso é capaz.

O produto é chamado MōVI e foi criado pela Freefly, experiente fabricante de equipamentos de câmera e estabilização. LaForet está apresentando um curta e um por trás das câmeras para ilustrar as habilidades, que consistem em um giroscópio de três eixos que estabiliza a imagem digitalmente (uma Canon 1DC neste caso). Parece ser bem leve e portátil, bem distante dos suportes tradicionais de câmeras que são braços gigantes metálicos e pesados.

gifcamera

Qualquer pessoa que já tenha empunhado uma câmera sabe que uma das coisas mais frustrantes é conseguir gravar imagens que não sejam tremidas. Este movimento de deslizamento suave é uma das marcas do bom valor de produção. Em nível profissional, a estabilização é o foco total de empresas, como a Steadicam, que fornece equipamentos enormes e caríssimos para Hollywood, TV e produções independentes por centenas de milhares de dólares. Algumas das cenas mais conhecidas do cinema foram gravadas usando estes equipamentos, como esta cena de Os Bons Companheiros:

Cenas como essa são baseadas em um sistema de contrapeso, onde pesos pesados são suspensos atrás da câmera, que fica em um cardan de baixa fricção. O novo sistema elimina o contrapeso totalmente, permitindo que o câmera se movimente com mais facilidade. Para controle adiciona, os movimentos da câmera podem ser operados remotamente com um joystick.

Vamos ser sinceros – este equipamento de nível profissional atualmente custa US$ 15 mil, com uma versão de US$ 7,5 mil prevista para um futuro próximo. Está fora do alcance de pessoas normais e pequenas empresas. Mas a alternativa a uma tecnologia velha vai certamente se tornar algo mais acessível para o consumidor com o tempo, e com sorte tornar aquelas cenas inspiradoras possíveis para qualquer um. [LaForet Visuals]