Esta região do deserto do Atacama é o lugar mais ensolarado da Terra
O lugar mais ensolarado da Terra é o Altiplano do Deserto do Atacama, um planalto próximo à Cordilheira dos Andes, no Chile. O Altiplano, a uma altitude de 4 mil metros, recebe mais luz do que lugares mais próximos do Equador ou em altitudes maiores.
Esta é a conclusão de pesquisadores da Universidad de Santiago de Chile e outras instituições, que publicaram um estudo este mês na revista científica Bulletin of the American Meteorological Society.
Os cientistas analisaram cinco anos de medições de irradiação solar em um observatório no deserto do Atacama. Eles afirmam que a irradiação solar média no planalto é de 308 watts por metro quadrado – e o recorde no planalto em 2.177 watts por metro quadrado.
Eles apontam, para fins de comparação, que a radiação no topo da atmosfera da Terra é de aproximadamente 1.360 watts por metro quadrado. O Altiplano seria alvo de tanta luz solar quanto Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol, 28% mais perto do astro-rei do que a Terra.
Por que o deserto do Atacama?
A luz do Sol chega à Terra e é parcialmente absorvida pelo vapor d’água da atmosfera, e espalhada por nuvens e aerossóis. Um lugar alto como o Altiplano, no deserto do Atacama, estaria acima dessa camada de vapor d’água e tem menos nuvens e aerossóis. Assim, a superfície recebe mais radiação solar.
O deserto do Atacama também está no Hemisfério Sul do planeta, o que colabora para que o lugar seja tão ensolarado. É que o sul global recebe mais radiação solar no verão do que o Hemisfério Norte no verão. Isso acontece porque a órbita da Terra não é um círculo perfeito, e a Terra está ligeiramente mais próxima do Sol em janeiro.