O que era para ser uma simples reforma se tornou uma grande descoberta arqueológica. Atividades de reparo nos dutos de esgoto que correm sob o Parco Scott, em Roma, revelaram nada menos do que uma estátua de Hércules em tamanho real.
Hércules foi um herói da mitologia grega conhecido por sua força e por sua filiação. Ele era filho de Zeus, o deus do céu, do raio e do trovão. Os pesquisadores perceberam que a imagem o representava devido ao porrete que levava em suas mãos e a pele de leão que cobria sua cabeça.
A descoberta ocorreu durante obras entre o Cristoforo Colombo e a Via Appia Antica. Há meses, trabalhadores atuam na área recuperando canos de esgoto que haviam desabado, gerando abismos e deslizamentos de terra. Como é de praxe em Roma, arqueólogos estavam acompanhando as escavações.
A estátua feita de mármore não estava mais do que 20 metros abaixo do nível da superfície. Segundo os pesquisadores, a peça remonta ao período imperial romano, entre 27 a.C. e 476 d.C.
Não é a primeira vez que estátuas remetendo a figuras mitológicas são encontradas por cientistas. Em dezembro de 2022, por exemplo, arqueólogos recuperaram a cabeça de Eros, deus do amor, durante uma escavação na antiga cidade de Aizanoi, na Turquia.
Em agosto do ano passado, arqueólogos também encontraram uma série de figuras que não necessariamente representavam deuses, mas os homenageavam. Em fontes termais na Toscana, Itália, foram reveladas diversas oferendas de bronze em formato de órgãos humanos que datam do Império Romano.
Segundo os cientistas, as peças foram jogadas nas fontes em forma de agradecimento aos deuses pelo alívio de problemas respiratórios e dores. Saiba detalhes sobre a coleção.