Se você às vezes fica em dúvida sobre qual comprimido deveria tomar, a ajuda pode estar na palma da sua mão. Um pesquisador do Instituto Nacional de Saúde está desenvolvendo um app capaz de distinguir seus medicamentos usando apenas um smartphone.

Embora você possa usar sites como o apropriadamente batizado drugs.com para essa finalidade, essa solução é um pouco complicada: você precisa entrar com uma descrição minuciosa dos comprimidos para ter uma resposta — e quem não está muito familiarizado pode receber respostas erradas.

Em vez disso, Jesus Caban desenvolveu um software de análise de imagens que leva em conta o formato, a cor e a marca/relevo do comprimido, diz a New Scientist. Ele então compara essas características a um banco de dados e extrai dele uma resposta. No momento, ele consegue uma taxa de acerto levemente preocupante de 91%.

Mas não tema! O sistema está melhorando o tempo todo. O maior problema é que, no momento, o software sofre para identificar comprimidos de ângulos pouco convencionais — mas isso é algo que pode ser aperfeiçoado. Quando estiver funcionando bem, esse será um app pra lá de útil — tanto em casa, quanto em hospitais. [New Scientist. Foto: ajt/Shutterstock]