Tudo começa com uma simples máquina de fumaça, espalhando sua névoa no ar — até que a nuvem fica pairando silenciosamente sobre a sala. Este é o drama e o fascínio de Nimbus, um trabalho que desafia a física feito pelo escultor holandês Berndnaut Smilde.

Uma equipe de vídeo da NeueHouse capturou o artista em ação enquanto preparava uma sala de nuvem para a Frieze Art Fair, que acontece esta semana em Nova Iorque.

[vimeo 127795524 740 416]

Quanto a como ele realmente faz isso, Smilde é um pouco reservado sobre o processo:

“A umidade é o fator principal, e se estiver frio, isso ajuda bastante”, explica ele. “Fora isso, estou usando todos os tipos de meios para criar uma imagem e uma idéia.” Em grande parte, o processo envolve máquinas de gelo seco e borrifadores cheios de água – e “desligar os alarmes de incêndio”, ele ri, “caso contrário todo mundo vai ficar muito molhado!”

Depois das nuvens, Smilde vai se concentrar em fazer o arco-íris, de acordo com o New York Times: “um prisma em grande escala, preenchido com óleo mineral, para ser projetada sobre as montanhas de Colorado quando as aves de rapina que vivem nas florestas estiverem em fase de reprodução.” [New York Times]