Este braço robótico inspirado na língua de camaleões pode segurar quase qualquer coisa
Cinco dedos ao fim de um braço são uma ferramenta fantástica para os humanos, mas coordenar tudo isso é pedir demais para um robô. Então, inspirados na língua de camaleões, engenheiros da Festo construíram uma pinça bulbosa preenchida com água que se adapta tão bem para pegar coisas quanto a mão humana.
Já existiram pinças que funcionavam de forma similar ao FlexShapeGripper da Festo, mas elas eram recheadas de partículas granuladas que ajudam a alterar o formato e apanhar coisas. A pinça de silicone do Festo, por sua vez, possui uma dupla câmara pressurizada preenchida com ar e água. Conforme uma quantidade de líquido e gás é bombeada nestas câmaras pneumática, a pinça muda de formato, o que permite que ela aperte, carregue e segure objetos.
A pinça parece ser habilidosa o suficiente para pegar de tudo: pequenas bolas, alças de canecas e até objetos mais delicados, como um par de óculos. E como um monitor de e-ink, que pode manter uma imagem mesmo quando a bateria acaba, o braço robótico da Festo também seguram um objeto indefinitivamente, sem precisar de energia extra. O resultado é um braço que economiza energia, o que pode significar economia em empresas que operam com robôs.