A Mozilla acaba de anunciar o celular Developer Preview que virá ostentando seu novo Firefox OS, ainda em desenvolvimento. Ele tem especificações básicas, é apenas para desenvolvedores e é bem, bem laranja.

O aparelho, com codinome Keon, possui uma touchscreen de 3,5 polegadas com resolução 480×320, CPU Snapdragon S1 de 1GHz (um núcleo), 512MB de RAM, 4GB de armazenamento (com entrada para microSD), Wi-Fi e uma câmera de 3 megapixels.

Como dissemos, básico. E essa é a ideia: aparelhos com Firefox OS devem chegar ao Brasil ainda este trimestre por US$100 a US$150, por exemplo – o hardware deve custar pouco.

firefox-os-phone2

No entanto, também haverá outro aparelho para desenvolvedores: o Peak é mais parrudo, com processador dual-core Snapdragon S4, touchscreen IPS de 4,3″ com resolução 960×540, e câmera traseira de 8 MP (mais uma frontal de 2MP). Memória e armazenamento são os mesmos do modelo mais simples. A cor, no entanto, é branca – em vez do laranja que recobre o modelo mais simples.

O Firefox OS é um sistema operacional voltado a celulares baratos com acesso à internet, e que roda apps feitos em HTML5, que podem comandar seu celular como um app nativo – fazendo-o vibrar, realizar uma ligação ou enviar um SMS, por exemplo.

Nós pudemos testar o Firefox OS há algum tempo, e ele parece promissor – se conseguir resolver os bugs a tempo do lançamento. Você também pode testá-lo no seu computador: ele funciona como uma extensão do Firefox.

O celular Developer Preview será continuamente atualizado via OTA, e será desbloqueado para qualquer operadora GSM, assim os desenvolvedores poderão mexer nele o quanto quiserem.

O preço ainda não foi divulgado, mas o lançamento do modelo Keon, mais simples, está previsto para o mês que vem. [Mozilla e Geeksphone via Engadget]