Este guarda-chuva voador deve ser o melhor uso para drones
Me impressiona os altos e baixos envolvendo drones nos últimos anos. No entanto, até hoje, eu nunca tive muito interesse em comprar um. Não preciso de tirar fotos aéreas e por mim tudo bem deixar essas corridas de drones com pistas de neon apenas para profissionais. E que tal um guarda-chuva que segue você de modo autônomo durante a chuva? Este é o tipo de tecnologia que eu usaria.
• Novo sistema de segurança para drones interrompe hélice antes de decepar seus dedos
• Show de luzes com 1.218 drones da Intel bate recorde mundial nas Olimpíadas de Inverno
Uma empresa japonesa, a Asahi Power Services, acredita que há um grande mercado para guarda-chuvas autônomos, não só como uma forma para você usar seu telefone durante a chuva, mas também como uma forma de se proteger do sol. Chamado de Free Parasol, o protótipo usa uma câmera e inteligência artificial para registrar, monitorar e seguir de modo autônomo a cabeça do usuário. Ele usa a mesma tecnologia que já está sendo usada em drones autônomos, como o Skydio R1, então o conceito não é totalmente novo, mas podemos adiantar que existem alguns problemas de design a serem superados antes de você andar com um drone voador sobre sua cabeça por aí.
Os protótipos do Free Parasol pesam quase 5 kg e têm um tempo de voo de apenas 20 minutos. Seu trajeto para o trabalho pode ser maior que isso, mas os designers do guarda-chuva estão confiantes que podem reduzir o peso em 1 kg e aumentar o tempo de voo em pelo menos uma hora. Isso vai certamente depender do clima. As condições, por exemplo, poderiam exigir mais do drone se tiver chovendo e estiver ventando bastante.
O Free Parasol deve ser disponibilizado em 2019, o que parece uma previsão otimista, e será vendido por cerca de US$ 275. E com esse custo, ele não é o guarda-chuva mais caro que você pode comprar, mas que definitivamente você não vai querer esquecê-lo no metrô, embora esse gadget possa em algum dia te perseguir de forma autônoma quando for esquecido em algum local.
[YouTube via SoraNews24]