Relógios digitais são a maneira mais fácil de saber as horas, mas relógios analógicos são bem mais bonitos e elegantes. Por isso, o estúdio de design Humans Since 1982 decidiu combinar o melhor dos dois mundos e fazer um relógio digital com 288 relógios analógicos.

É de derreter o cérebro ver cada relógio analógico girando seus ponteiros, para então formar algo que estaria em um relógio digital.

O enorme relógio se chama “A Million Times” (um milhão de vezes/horas), e os 288 relógios menores são alimentados por 576 motores elétricos. Eles são como pequenos cérebros independentes, que colocam suas mentes em conjunto para realizar algo.

Ver o movimento elaborado dos ponteiros, todos se movendo ao mesmo tempo, ajuda a concentrar sua atenção. É como se você estivesse tentando decifrar algo – algo mais bacana que apenas saber as horas. Se você gostou, veja as fotos do projeto no Design Boom.

Esta obra na verdade é uma evolução do projeto Clock Clock, do mesmo estúdio de design, que mostramos aqui em 2009. Na época, o relógio digital usava apenas 24 relógios analógicos. A passagem do tempo fez bem ao projeto. [YouTube via Humans Since 1982 via Design Boom]