Qualquer nerd que tenha nascido antes dos anos 1990 se lembra da cena de hacking de Jurassic Park. “É um sistema UNIX — eu conheço isso!”. Agora, graças a alguns desenvolvedores nostálgicos, você também pode hackear o mainframe do parque. Um jogo — desenvolvido na Global Game Jam 2015 — imita a interface 3D que a Lex invadiu para salvar os protagonistas dos dinossauros há 20 anos. É bem legal!

Ele é chamado de “I Know This“. Como no filme, o objetivo é encontrar um arquivo, e a única forma de fazer isso é hackeando pastas específicas. Mas, como no mundo real, algumas destas pastas contêm malwares. Uma seta roxa com mãos esquisita oferece dicas pelo caminho.

mgszd7uvm7diyhnjg9li

Entretanto, não é primeira vez que esta cena foi recriada pela internet. Ano passado, um programa em Javascript/HTML5 permitia a mesma simulação no navegador. “I Know This”, no entanto, vai além, tornando a experiência nostálgica um jogo. Os nomes das pastas são, inclusive, baseados em arquivos do seu computador, para tornar tudo ainda mais realista. E um fato interessante: o sistema de arquivos do filme é baseado em software real.

Cenas de hacking de filmes de Hollywood não são tão malucas assim. Ah, quer dizer, são sim. Você baixar o jogo gratuitamente para PC, Mac e Linux aqui.