Tem como esta combinação de trackpad e mouse em um só aparelho ser boa? O Xenon Dual Mode Touchpad Mouse, da Gigabyte, parece unir o pior de dois mundos com seu design anguloso (ruim para um mouse) e inclinado (ruim para um trackpad).

Você alterna entre modo mouse e trackpad pressionando o botão esquerdo (imagem acima) – ou seja, não é automático. Ele tem suporte a gestos com um dedo (rolagem) ou dois (avançar/voltar) nos dois modos. Só não é fácil o clique com botão direito: você precisa apertar um botão na lateral, seja como trackpad ou mouse.

A Gigabyte diz que o Xenon é o primeiro periférico que serve de mouse e trackpad ao mesmo tempo. Seria uma evolução dos mice com sensores – a Apple tem um, a Microsoft tem outro, a Logitech tem mais outro – e isso parece bem legal, mas talvez haja um motivo para não terem criado este frankenmouse antes.

Ou quem sabe exista algum uso para ele. Interagir melhor com a interface do Windows 8, pensada para o toque? Usar comandos multitoque no trackpad e alternar para o sensor de 1.000dpi do mouse? Ser bipolar quanto a mouse e trackpad?

O Xenon é relativamente barato: são US$40, menos que os mice com sensor nos botões. Pena que ele parece juntar duas coisas boas para criar uma ruim. Saiba mais: [Gigabyte via Engadget]