Isso pode parecer uma imagem de satélite de um planeta alienígena, ou a capa de algum livro de ficção científica. Mas, na verdade, é uma fotografia real tirada bem aqui na Terra.

Trata-se de uma bolha, capturada pelo fotógrafo Jason Tozer para seu projeto intitulado “Bubbles”. Ele cria bolhas usando detergente doméstico com um pouco de glicerina, para que durem mais, e usa um complexo sistema de iluminação para criar padrões fascinantes na superfície das bolhas. Ele explica:



Todas as bolhas ficam em um anel molhado. Isto me dá tempo para definir o foco e o tamanho da bolha, e manipular as cores se eu quiser. Eu assopro com um canudo para estimular a superfície da bolha, e girar as faixas de cor ao redor.

Acontece de uma bolha durar muito mais tempo do que as outras, aí fica ainda mais evidente que as faixas de cor migram para a base. Se eu soprar cuidadosamente a superfície delas, eu consigo às vezes criar texturas quase incolores, mais semelhantes à Lua.

O projeto começou como um teste: a ideia era fotografar bolhas para saber como uma nova câmera reproduzia as cores. Felizmente, ele transformou o teste em um projeto de fotografia.

Veja mais imagens abaixo e no link a seguir: [Jason Tozer via PetaPixel]

Fotos por Jason Tozer