Como disse o site MAKE, o relógio atômico ficou velho e falho. O relógio com lógica quântica do NIST (espécie de Inmetro americano), marcando a hora 100.000 vezes mais precisamente do que seu predecessor, é com certeza a novidade do momento.
O relógio quântico, desenvolvido pelo físico Chin-Wen Chou do NIST, marca a hora medindo a energia de um só íon de alumínio com raios ultravioleta. Ele perde um segundo a cada 3,4 bilhões de anos, comparado ao relógio de césio que perde um segundo a cada 100 milhões de anos, e no qual é baseado o padrão internacional de medição de tempo.
Na verdade, o novo relógio de lógica quântica é tão preciso que a equipe de Chou não conseguiu medir a precisão dele. Isso porque a referência é o relógio atual de césio — que não consegue medir a precisão de um relógio mais preciso que ele!
Não fique muito entusiasmado para ajustar sua vida a um horário ainda mais preciso ainda: hoje não existe nenhum plano para que o relógio quântico seja adotado como padrão internacional. Mas com aplicações potenciais — usá-lo em dispositivos GPS mais precisos e responder perguntas sobre a velocidade da luz e a teoria da relatividade — este relógio terá seu tempo no futuro. [Wired via Make]