Seu smartphone com Android não é seguro. Este robô impresso em 3D sistematicamente tenta todas as possibilidades de PIN da lockscreen até conseguir acessar seu aparelho. Com o padrão de quatro dígitos, seu smartphone está comprometido em menos de um dia.

O Robotic Reconfigurable Button Basher vai ser apresentado por pesquisadores na conferência Black Hat na semana que vem em Las Vegas. Além de conseguir passar pelo PIN da tela de bloqueio do Android, a Forbes diz que os pesquisadores por trás do robô open-source estão trabalhando para adaptar a tecnologia para funcionar em qualquer sistema de segurança que exige um código PIN – cofres de hotel e caixas eletrônicos, por exemplo.

É claro que há uma forma simples de impedir este robô, que é usar sistemas de segurança que evitem ataques de força bruta ao simplesmente bloquear tentativas excessivas de passar pelo código. Como no iOS, por exemplo, que bloqueia a ponto de você precisar de ajuda externa antes de conseguir tentar novamente – e isso é configuração padrão. De qualquer forma, o robô é uma boa forma de lembrar de que o PIN do seu smartphone não é um obstáculo para quem realmente quer passar por ele. [Black Hat 2013 via Forbes via The Verge]