Este, sim, é o verdadeiro aerotrem

Lembra do Levy Fidelix, aquele político que frequenta tudo quanto é campanha eleitoral prometendo o aerotrem? Pois ele vai ter que mudar o discurso depois dessa. O Instituto nacional de Tecnologia, do Rio de Janeiro, começou a fabricar o primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética. É isso mesmo: ele "voa".

Concebido na incubadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Maglev Cobra – como ele é conhecido pelos mais íntimos – trafega em velocidade até 70 km/h e tem capacidade para 28 pessoas.

O site Inovação Tecnológica diz ainda que o veículo pode aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídos.

Ainda não há data para o bichinho operar comercialmente. Por enquanto, só está programado um percurso experimental de 130 metros, no campus da UFRJ, em março de 2010. E vai começar devagar, fazendo viagens a apenas 30 Km/h.

A fase seguinte será a ampliação do trajeto dentro da universidade, com um percurso de quatro quilômetros. Depois dos testes, o governo do Estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont.

Resta saber se o Maglev vai nos salvar do trânsito de "milhares" de quilômetros que devemos atingir até ele entrar no circuito pra valer.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas