De vez em quando, um projeto surge na nossa tela e parece legal demais para ser viável. Mas Tyler Short, o estudante de arquitetura por trás deste sistema incrível, diz que sua ideia foi trabalhada e exaustivamente repensada até o último detalhe mecânico. Alguém, por favor, fabrique esse negócio!

O sistema foi projetado como uma solução para o que Short descreve como um problema “quase impossível” de se resolver com componentes tradicionais e estáticos: o fato do sol mudar de posição no céu. Em outras palavras, o que funciona para gerar sombra durante a manhã, não funciona à tarde.

O sistema de Short gira em três direções: lateralmente, como fazem persianas tradicionais, e axialmente, balançando para fora para criar uma sombra profunda durante a tarde. Eis a descrição:

Nossa solução envolve uma série de persianas verticais que podem girar independentemente para aumentar a proteção solar, e quando o sol atingir uma altitude em que persianas verticais seriam pouco efetivas, ele rotaciona completamente para cima para agir como uma sombra vertical. Todos os componentes mecânicos foram resolvidos, e o resultado é um sistema manual ou operado por computador que cria um belo efeito de ondulação na fachada.

É uma ótima ideia, e esperamos que alguém um dia faça com que ela se torne realidade. [VimeoVerge]