Tanto na guerra do Iraque quanto no Afeganistão, uma das principais causas de morte de soldados é a explosão de dispositivos improvisados – na maioria das vezes porque os ferimentos pélvicos e na parte superior da perna não podem ser facilmente tratados com torniquetes convencionais. É por isso que um antigo médico de combate foi em frente e refez o dispositivo para as guerras do século 21.

O SAM Junctional Tourniquet, desenvolvido pela empresa de design Ziba para a SAM Medical, foi criado para o tratamento após um ataque de dispositivo explosivo improvisado. O cinto pesa cerca de 500g e pode ser implantado em menos de 25 segundos ao seguir simples instruções visuais impressas nele. Diferentemente de outros torniquetes, o SAM é capaz de tratar ferimentos na cintura graças a uma bexiga de ar inflável escondida sob a malha de nylon.

782309971933783876

O torniquete recentemente foi aprovado para uso nos EUA e 1200 unidades foram enviadas para áreas de combates na tentativa de salvar a vida de soldados. [Ziba – Wired]