Gabinetes não costumam ser móveis com um design lá muito interessante. O artista Sebastian Errazuriz não liga para isso e se especializou nesse objeto. E não é que tem muita coisa interessante que podemos fazer com alguns pedaços de madeira, lâminas de bétula e um conhecimento avançado em carpintaria?

Errazuriz cria “esculturas funcionais” que frequentemente são mais esculturas do que funcionais. Mas ele também cria seus próprios móveis – em suas próprias palavras, ele está “convidando pessoas a olharem para uma das formas mais simples de design de móveis e a esquecerem que estamos falando de móveis” – e, ao longo dos últimos meses, ele postou alguns vídeos de suas criações no Vimeo.

Gabinete criado por Sebastian Errazuriz

Um dos objetos se chama Wave. Em vez de painéis planos, suas laterais são feitas com centenas de peças de bétula, que se juntam nas bordas para dar flexibilidade, como em uma sanfona. Quando você puxa uma parte para frente, o resto vai junto, como em um jogo de dominós. Os efeitos visuais são espetaculares:

Outro, chamado Explosion, é feito com pedaços de bordo de cor preta que são ligados em um sistema complicado chamado “encaixes deslizantes” – tal qual o que você encontra em um armário, mas em menor número. Eles podem ser puxados como gavetas um a um – até que o gabinete em si esvazie.

Gabinete criado por Sebastian Errazuriz

Outro, chamado Samurai, é feito de 400 lâminas, cada uma delas com contrapesos precisos. Se você empurrar para baixo na parte mais curta, ela se abrirá num salto e mostrará o interior do gabinete:


Gabinete criado por Sebastian Errazuriz

Esses são alguns dos móveis interessantes e únicos criados pelo artista, mas o mais impressionante é que eles usam técnicas de carpintaria que não são novas e nem raras.

O Explosion, por exemplo, usa os “encaixes deslizantes” que Errazuriz descreve como “um dos truques mais antigos dos gabinetes”. Mas, em vez de usar esses truques uma ou duas vezes em cada peça, ele usa isso centenas ou milhares de vezes para criar uma peça de arte. Você pode conferir mais criações dele aqui.