Durante o dia, é comum que os animais ectotérmicos, que dependem principalmente de fontes externas de calor, saiam da água para se aquecer com os raios solares. Tal comportamento garante a termorregulação de seus corpos.
No entanto, cientistas da Universidade La Trobe, na Austrália, perceberam que algumas tartarugas de água doce também dão essas saidinhas durante a noite. O comportamento inédito foi descrito na revista Global Ecology and Conservation.
A equipe coletou mais de 870 mil fotografias de câmeras instaladas na América do Norte, Caribe, Europa, Ásia, África, ilhas Seychelles e Austrália. O estudo registrou dados de 29 espécies de tartarugas de água doce de sete famílias.
A equipe apontou o comportamento noturno em 13 espécies de seis famílias (Chelidae, Emydidae, Geoemydidae, Kinosternidae, Pelomedusidae e Trionychidae). Essas habitavam a América Central, Trindade e Tobago, África, ilhas Seychelles, Ásia e Austrália.
A primeira vez que os cientistas observaram o comportamento foi às margens do rio Ross, em Townsville, na Austrália.
“Elas vinham à noite e sentavam-se em toras exibindo praticamente o mesmo comportamento que faziam durante o dia; quando investigamos, não era algo que as tartarugas supostamente faziam”, descreveu Donald McKnight, coautor do estudo, em comunicado.
A equipe observou o comportamento apenas em locais tropicais e subtropicais, o que sugere uma influência da temperatura do ambiente no comportamento. Provavelmente, a água fica quente demais à noite, levando as tartarugas a sairem da água para se refrescar.