Estudo usa Big Data e IA para descobrir drogas multifuncionais contra o câncer
A maior parte dos tratamentos contra o câncer combina mais de um medicamento, permitindo que a doença seja combatida em várias frentes. Isso traz um problema: a maior incidência de efeitos colaterais nos pacientes.
Pensando em mudar essa questão, pesquisadores de diversas instituições internacionais tentaram encontrar medicamentos únicos capazes de suprimir diferentes vias causadoras do câncer ao mesmo tempo. Em vez de fazer testes em laboratórios, a equipe se voltou aos computadores.
Primeiro, os cientistas desenvolveram o BiopotentR: um programa que utiliza dados gênomicos já disponíveis publicamente para encontrar drogas que atacam o câncer de várias maneiras. O software também identifica os genes que os remédios têm como alvo.
Depois, os cientistas pegaram as informações do BiopotentR e aplicaram o aprendizado de máquina. Ou seja, por meio da repetição, eles ensinaram um computador a detectar padrões – no caso, previsões sobre como as pessoas responderiam a tratamentos como a imunoterapia e remédios multifuncionais.
Esse foi só um primeiro passo. A equipe ainda precisava testar suas previsões no mundo real. Então, os cientistas focaram no melanoma, tipo comum de câncer de pele. Depois, fizeram parceria com uma empresa que deveria usar um composto indicado para combatê-lo.
Em testes pré-clínicos, os pesquisadores confirmaram que suas previsões eram precisas, o que significa que o medicamento multifuncional era capaz de atacar o tumor. O estudo completo foi publicado na revista científica Cancer Discovery.