_Tecnologia

EUA obrigam Google a permitir lojas de apps concorrentes no Android

Epic Games comemorou decisão histórica;Google deve recorrer da decisão

Googl apps justiça

A Epic Games conseguiu uma vitória histórica em sua longa batalha judicial contra o Google. Na última segunda-feira (07), o juiz James Donato determinou que a gigante das buscas abra a plataforma Android para lojas de aplicativos de empresas concorrentes. Saiba mais dessa decisão da justiça sobre os apps.

Mais detalhes

Além disso, o magistrado decidiu que a gigante da tecnologia terá que oferecer acesso completo aos aplicativos da Play Store para empresas terceiras, a menos que seus desenvolvedores não autorizem. A companhia também terá que distribuir lojas de app de outros provedores dentro de sua loja digital.

O polêmico sistema de pagamento da empresa também terá de ser flexibilizado, uma vez que a justiça considera que o Google vinculou o método de transações ilegalmente à sua loja de aplicativos.

Com a decisão, a companhia também precisará permitir que aplicativos informem métodos de pagamento fora da Play Store. Além de oferecer links externos para a realização de transações que possam definir o preço de suas assinaturas e serviços digitais. E sem nenhuma interferência.

O Google ainda foi proibido pela justiça de fazer acordos com desenvolvedores para garantir a exclusividade de aplicativos em sua loja digital. Ou impedir que apps sejam lançados em suas plataformas rivais.

A Epic Games, que já havia conseguido uma vitória contra a Apple, argumentou que a gigante das buscas tinha uma série de acordos com fabricantes de smartphones que sufocavam qualquer concorrência no mercado de dispositivos mobile. Com a decisão, a expectativa da empresa é de que o “monopólio” do Google, finalmente chegue ao fim.

Alphabet repercute a decisão da justiça sobre os apps

Como era de se esperar, a Alphabet não ficou contente com a decisão. E afirmou em comunicado que a nova determinação judicial trará uma série de “consequências”. E elas podem prejudicar os consumidores. A companhia ainda afirmou em comunicado que recorrerá da decisão: “Apelaremos e solicitaremos aos tribunais que interrompam a implementação das medidas para garantir uma experiência sólida e segura para usuários e desenvolvedores conforme o processo legal avança”.

Para-brisas de carros mais inteligentes: startup tem projeto apoiado pelo Google

Vazamento revela o visual do novo celular do Google; confira

A Epic Games por sua vez, comemorou a decisão afirmando que o veredito “é uma vitória para todos os desenvolvedores de aplicativos e consumidores ao redor do mundo. Ele prova que as práticas da loja de aplicativos do Google são ilegais e que eles abusam de seu monopólio para extrair taxas exorbitantes, sufocar a concorrência e reduzir a inovação”.

Assim, neste momento, é necessária a formação de comitê de representantes das duas empresas para fiscalizar a implementação das novas medidas determinadas pela justiça. E propor soluções para eventuais dificuldades técnicas.

Sair da versão mobile