EUA vão obrigar montadoras a fabricar carros com freios automáticos
O Departamento de Transporte dos Estados Unidos está implementando uma nova regra para diminuir o alto número de acidentes de trânsito no país. Em suma, todos os novos carros vão precisar cumprir a implementação do AEB, um sistema de frenagem automática de emergência.
De acordo com o portal The Verge, cerca de 90% de todos os veículos já saem de fábrica com esta tecnologia. A medida foi adotada voluntariamente pela indústria automobílistica do país há quase 10 anos.
No entanto, a nova regra estabelece que os fabricantes deverão usar uma versão mais segura. Na prática, ela é capaz de parar o veículo em alta velocidade em situações de emergência, quando são detectados pedestres, ciclistas ou motociclistas em situação de risco na via.
Empresas tem 4 anos para adequar carros
Com a obrigatoriedade, a expectativa é de que sejam evitadas até 28 mil colisões e 12 mil vítimas feridas no trânsito até 2025. A pauta é considerada prioritária. Por esse motivo, a medida atual é vista como um passo além da opção voluntária do dispositivo de segurança.
A conselheira-chefe do órgão de regulamentação e fiscalização do trânsito nos EUA, Ann Carlson, afirmou que a tecnologia está evoluída o suficiente para se tornar um padrão em todos os novos automóveis que saem de fábrica. As empresas terão o desafio de atender todos os requisitos para atestar eficiência da tecnologia em seus veículos e passarão por testes mais rigorosos de qualidade.
De acordo com as informações divulgadas, as companhias da indústria terão até quatro anos para se adequarem à determinação.
A medida vem em um momento em que as autoridades americanas estão cada vez mais preocupadas com a alta incidência de acidentes fatais no trânsito. Eles buscam estratégias para mudar este cenário nos próximos anos.