A Alemanha e a Dinamarca estão construindo o que poderá ser o maior túnel submerso do mundo. A estrutura terá 18 km de extensão, descerá até 40 metros de profundidade no Mar Báltico e deve ser inaugurada até 2029.
Batizado Fehmarnbelt, o túnel ligará o estreito que separa a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland. A construção é orçada em US$ 7 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões) – sendo um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa na atualidade.
O túnel será formado por 89 seções maciças de concreto previamente fabricados. Em seguida, essas seções serão afundadas no Mar Báltico e montadas sob a água.
Cada seção terá 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura, além de pesar 73 mil toneladas – tão pesado quanto 13 mil elefantes. Ao todo, 2.500 pessoas devem trabalhar no projeto.
Quando ficar pronta, a estrutura será composta por duas autoestradas de pista dupla, separadas por uma passagem de serviço. Além disso, o Fehmarnbelt terá duas vias férreas eletrificadas.
Atualmente, a viagem entre as ilhas alemã e dinamarquesa leva cerca de 45 minutos de balsa. Com o novo túnel submerso, a travessia levará apenas sete minutos de trem e 10 minutos de carro. Além do benefício para os passageiros, o túnel criará uma rota comercial de caminhões e trens de carga, encurtando em 160 km a distância entre a Suécia e a Europa Central.
Vale lembrar que o túnel no Canal da Mancha – que liga a Inglaterra e a França – é maior em extensão (com 50 km) do que o Fehmarnbelt. Porém, enquanto o primeiro foi construído por máquinas de escavação, o segundo será o maior do mundo em que a infraestrutura é construída por seções pré-fabricadas em terra e que, depois, são submersas.
Mais de uma década de projeto
O plano de construir o tunel Fehmarnbelt existe desde 2008, quando os dois países europeus assinaram um tratado para iniciar o projeto. Porém, segundo apontou a CNN, a construção do túnel gerou resistência de empresas de balsas, grupos ambientes e municípios locais da Alemanha.
Entre as alegações estavam os argumentos de que o projeto poderia gerar concorrência desleal, problemas ambientais ou excesso de ruído. Após uma ação judicial, o projeto foi liberado para iniciar a construção em 2020.
De acordo com o site Xataka, um porto temporário já foi construído no lado dinamarquês da futura ponte. Já a primeira linha de produção das seções do novo túnel deve ficar pronta até o final de 2022 ou início de 2023. A expectativa é que a primeira seção do túnel seja afundada na água em 2024.