Na manhã desta segunda-feira (18), a Eve, empresa da Embraer especializada no desenvolvimento de carros voadores, apresentou pela primeira vez ao público o projeto da cabine do eVTOL, seu primeiro veículo voador.
A instalação estará em exposição no Farnborough Airshow, evento dedicado inovações da indústria aeroespacial que acontece na Inglaterra até 22 de julho. Lá, os frequentadores poderão ver detalhes da cabine de pertinho, além de todo o visual externo através da tecnologia de realidade aumentada.
A vice-presidente de experiência do usuário da Eve, Flavia Ciaccia, afirmou em comunicado à imprensa que a cabine apresentada no evento é resultado de uma construção conjunta com “potenciais usuários” do veículo para atender as principais exigências do mercado “acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem”.
O modelo mostrado apresenta um design atualizado com asa e cauda, ao invés do “canard”, espécie de aerofólio que melhora a estabilidade de aeronaves durante o voo, presente na versão anterior. O veículo ainda apresenta oito motores que proporcionam decolagem e pouso vertical, semelhante a helicópteros.
Até 2035 a Eve projeta ter 200 carros funcionando para viagens comerciais e transportar quase cinco milhões de pessoas por ano. Segundo a empresa, a intenção é garantir voos sustentáveis por valores acessíveis já a partir de 2026.
O co-CEO da Eve, André Stein, afirmou que a empresa segue trabalhando para desenvolver soluções para a mobilidade urbana global e que está intensificando as conversas com investidores e tornando o projeto mais maduro.