O Evernote é um ótimo serviço que serve para você fazer suas anotações, rascunhos, lembretes, textos e… bem, quase tudo, para falar a verdade. A última novidade do app para iOS 7 — que só funciona nele, aliás — é mais um passo em direção ao “tudo”: agora você pode usar a câmera do seu iPhone, iPad ou iPod Touch para digitalizar Post-its, graças a uma parceria da Evernote com a 3M.

Com a função Câmera Nota Post-it, você pode capturar suas notas coladas por aí e gerar imagens perfeitamente nítidas, segundo o release de lançamento — dada a excelente qualidade da digitalização de páginas das versões anteriores do app, é bem possível que seus quadradinhos coloridos também fiquem perfeitos no seu Evernote. Você também pode organizar seus Post-its digitalizados por cor e adicionar lembretes e prazos de validade neles.

Além disso, alguns pacotes especiais de produtos Post-it estão oferecendo 30 dias grátis de Evernote Premium — e não é a primeira vez que uma parceria da Evernote com outra empresa dá um brinde desses.

Pode parecer desnecessário ou redundante num primeiro momento — por que digitalizar um lembrete que já está colado aí do lado da sua tela? –, mas pode ser bem útil para centralizar anotações rápidas. Ou para adicionar um lembrete para aquele Post-it que deixaram na sua mesa. Ou para qualquer outra coisa que você quiser. Afinal, estamos falando do Evernote, que serve para quase tudo.