Os turnos na fábrica da Foxconn são normalmente de oito a dez horas por dia. Como metade dos empregados da fábrica de Shenzhen vive no campus, uma cidade inteira surgiu ao redor. Eles treinam. Eles comem. Eles jogam.

Viajei à China para fazer uma reportagem sobre a Foxconn e Shenzhen para uma participação especial na revista WIRED, que será publicada em breve. Enquanto isso, eis um pedacinho das coisas que eu já vi até então.

Neste dia específico no fim de outubro, centenas de novos empregados desfilaram num grande campo, marchando em formação, algo bem familiar para qualquer um que frequentou uma escola na China.

Um homem tricotando um cachecol, distante da multidão. Quando eu parei para cumprimentá-lo e pedi para tirar uma foto, seus colegas de trabalho gritaram e aplaudiram, aprovando a ação.

Uma universidade dentro do campus oferece cursos que são reconhecidos fora da Foxconn. Os funcionários podem pagar pelas aulas do próprio bolso ou ganhar bolsas, baseado em sua  performance no trabalho.

Funcionários comem na praça de alimentação, próxima às cantinas, onde milhares de pessoas se alimentam todos os dias. A praça de alimentação tem opções de fast food feitas por restaurantes terceirizados. Os vendedores de alimentos oferecem estilos diferentes de refeições, com opções culinárias de várias áreas da China – comida caseira para os trabalhadores, já que vários saíram de cidades a milhares de quilômetros para trabalhar em Shenzhen.

Lojas no formato de shopping centers dominam os corredores principais do campus, como essa hortifruti.

Na loja Efeihu.com, os funcionários da Foxconn podem comprar produtos com desconto para eles e para suas famílias.

No “Cyberfox Café”, os trabalhadores podem ver vídeos, jogar jogos ou simplesmente entrar na internet. Há áreas separadas e opicionais para mulheres que querem usar os computadores num local menos barulhento, e também um “assento de casal” para aquele que, digamos, querem ver um filme juntos.

A área de jogos do Xbox não atraiu muita gente.

Funcionários filmam uma propaganda para uma feira de eletrônicos que acontecerá em breve. Com vários funcionários, o Escritório de Multimídia da Foxconn produz comerciais, vídeos de treinamento, e outras mensagens corporativas para o campus de Shenzhen e para os outros campus ao redor do mundo.