_Física

Um experimento curioso mostra os belos padrões que se formam graças ao som

Steve coloca grãos de cuscuz em uma placa de metal, e usa um arco simples para tocá-la como um violino. Os grãos se organizam em figuras sonoras de Chladni.

Steve Mould é um apresentador científico na BBC e tem um canal no YouTube com diversas curiosidades. Um dos vídeos mais recentes – e mais interessantes – mostra como padrões complexos se formam quando você faz uma mesa vibrar.

O experimento é simples: Steve coloca grãos de cuscuz em uma placa de metal, e usa um arco simples para “tocá-la” como um violino. Dessa forma, ele demonstra que os grãos se organizam no que é chamado de “figuras sonoras de Chladni”.

Basicamente, este processo faz boa parte da placa se mover, mas existem algumas áreas que permanecem imóveis – é nelas onde os grãos acabam se concentrando. O vídeo mostra isso em mais detalhe:

Estes padrões foram descobertos pelo físico e músico alemão Ernst Florens Friedrich Chladni (1756 – 1827), considerado o pai da acústica. Um de seus trabalhos mais importantes na área é sua pesquisa sobre placas em vibração. Quando Chladni polvilhava areia em superfícies lisas e planas de metal ou vidro, e as fazia vibrar com um arco de violino, ele notou que surgiam diferentes figuras.

Este experimento, feito em 1787, deixou Napoleão Bonaparte tão intrigado que ele ofereceu 3.000 francos para quem desenvolvesse uma teoria matemática explicando as vibrações da placa. O prêmio foi dado em 1815 para Sophie Germain, que modelou o problema com uma equação diferencial parcial. Até hoje, variações desta técnica de Chladni são usadas para criar instrumentos musicais como violinos e violoncelos.

GIF via Twitter

Sair da versão mobile