O novo filme de Star Wars estreia nesta quinta-feira (17), e a menos que você veja o filme o quanto antes, você estará sujeito a uma enxurrada de spoilers. Felizmente, há como se prevenir: confira algumas extensões de navegador para bloquear quem revela surpresas de O Despertar da Força.

>>> Toda a saga Star Wars resumida num vídeo de três minutos
>>> Google permite que você personalize seus apps com temas de Star Wars

A extensão mais eficiente é o Unspoiler, disponível apenas para Google Chrome. Ele bloqueia partes da página que mencionarem palavras-chave, como Star Wars ou The Walking Dead. Ele também esconde menções a essas séries ou filmes no Facebook e Twitter.

breaking-bad-facebook

Para configurá-lo, é simples: clique no botão do Unspoiler, digite o título que você vai bloquear, e clique em “Unspoil”. Também é possível digitar “unspoil Star Wars” (sem as aspas) na barra de endereços.

Bloquear spoiler de Star Wars

É possível salvar links bloqueados para lê-los mais tarde – quando você já tiver assistido a Star Wars – e colocar determinados sites na whitelist (como o Gmail) para sempre liberá-los.

Como nota o The Verge, o Unspoiler não é perfeito: às vezes ele não detecta texto em itálico, e ele não bloqueia imagens associadas a uma palavra-chave – mas é uma boa proteção contra spoilers.

A extensão Spoiler Alert é mais agressiva: ela bloqueia a página inteira, em vez de apenas um artigo ou tweet com spoilers.

Bloquear spoiler de Star Wars (2)

Para configurar a extensão, clique no ícone da barra de ferramentas, crie uma conta (usando o seu endereço de e-mail, senha e data de nascimento) e escolha o que quer bloquear, entre esportes, programas de TV, eventos, filmes e pessoas.

A CNET nota que o Spoiler Alert parece não funcionar após o carregamento inicial da página: “por exemplo, no Facebook, se você rolar para baixo o suficiente para que o site carregue mais conteúdo, a extensão não bloqueia spoilers nos posts adicionais”.

Há também uma extensão dedicada a Star Wars, chamada Force Block. Ela é bem simples, e você não precisa configurar nada: ao encontrar um potencial spoiler usando um “padrão inteligente de detecção”, ela exibe um aviso no estilo do filme que cobre toda a página.

Bloquear spoiler de Star Wars (3)

Você pode desativar a extensão temporariamente, ou adicionar determinados sites à whitelist para que o aviso não apareça neles.

Por fim, temos o Star Wars Spoiler Blocker, que bloqueia qualquer menção de Star Wars. Como nota o Mashable, “isso significa que praticamente qualquer site de notícias fica bloqueado” por mencionar o nome da franquia. Além disso, “demora alguns segundos para que o bloqueador seja ativado – o que é muito tempo para passar o olho na página e potencialmente ver um spoiler”.

Bloquear spoiler de Star Wars (1)

Como você deve ter reparado, todas as extensões são feitas para Chrome. Não encontramos boas alternativas para Firefox e Safari; se você conhecer alguma, coloque nos comentários.

Nas redes sociais

Também é possível tomar precauções adicionais bloqueando Star Wars no Facebook e Twitter, como recomenda a Forbes:

– instale o F.B. Purity (disponível para Firefox, Google Chrome, Safari e Opera), abra facebook.com, clique em FBP na barra superior e digite os termos que você quer bloquear no campo Text Filter;

– abra o TweetDeck, clique na roda dentada no canto inferior esquerdo, depois em Settings > Mute e adicione os termos a serem bloqueados.

Infelizmente, bloquear spoilers no smartphone é mais difícil. Há, por exemplo, o Spoiler Shield: ele “limpa” seu feed do Facebook e Twitter no iOS e Android. No entanto, o app deixou de ser atualizado há mais de um ano e não funciona muito bem.

Há algumas soluções específicas para o Twitter. O The Verge sugere usar o Tweetbot para iOS, que custa US$ 5; no Android, há alternativas como Tweetings e TweetCaster. Todos permitem esconder tweets com determinadas hashtags ou palavras-chave.

Caso você esteja tão preocupado com spoilers, talvez seja melhor seguir a dica da Forbes: desinstale os apps do Facebook e Twitter do seu celular, e navegue pela web apenas no computador com uma das extensões acima.