Oito extensões que devem tornar sua navegação um pouco mais à prova de hackers

Chrome e Firefox já fazem um bom trabalho em protegê-lo, mas às vezes uma proteção extra é bem-vinda

A internet pode ser muito divertida, mas também é um lugar bem perigoso de se entrar, com sites de phishing, downloads forçados e outras safadezas se escondendo a cada esquina. Se você estiver navegando no Firefox ou no Chrome, deve dar uma força extra para o seu navegador para manter sua visita à internet segura, instalando uma ou mais dessas extensões focadas em segurança.

• [Giz Explica] O que é o ransomware e como se proteger dele
• Apenas 0,1% das vítimas do ransomware WannaCry pagou o resgate dos dados

Ambos os navegadores fazem um trabalho decente em protegê-lo online. Apenas tenha certeza de que você está rodando a versão mais recente do seu aplicativo preferido, e muito do pior que a internet tem a oferecer será afastado.

Posto isso, proteção extra é sempre bem-vinda…

LastPass (Chrome, Firefox)

Imagem: LastPass

Vamos começar com um dos nossos tradicionais preferidos, o gerenciador de senhas: o LastPass não é a única opção aqui, mas é uma das melhores, e aplicativos como esse tornam suas senhas um pouco mais seguras e fáceis de gerenciar. A extensão LastPass é capaz de lidar com todos os seus logins e pode seguramente salvar outras informações mais sensíveis, como números de cartão de crédito.

uBlock Origin (Chrome, Firefox)

Imagem: Captura de tela

Um dos bloqueadores de rastreamento mais simples e populares, a missão de vida do uBlock Origin é impedir que sites (e as companhias que são donas deles) coletem informações em excesso sobre você, bloqueando o código que pode monitorar suas atividades online, ou algo pior ainda. Apenas tenha certeza de manter as propagandas (não intrusivas) ligadas para aqueles sites que você quer apoiar.

TunnelBear (Chrome)

Imagem: Captura de tela

Instalar uma VPN é uma das melhores formas de se manter seguro online, especialmente em um Wi-Fi público, e você tem uma escolha mais ampla de aplicativos e extensões de navegador associadas de onde escolher. Então, vá com calma e faça uma pesquisa. Nós escolhemos o TunnelBear aqui, porque, para começar, ele é grátis, além de ser bem estabelecido, e você pode fazê-lo começar a rodar em apenas alguns cliques.

Privacy Badger (Chrome, Firefox)

Imagem: Captura de tela

Outra extensão que foca em privacidade, oferecida pela Electronic Frontier Foundation (EFF). A extensão impede companhias de rastrearem você através de diversos sites, bloqueando códigos de rastreamento ocultos e a furtiva coleção de dados de marketing, e você tem controle total sobre o que é bloqueado por meio de um sistema bem simples.

ScriptBlock (Chrome)

Imagem: Captura de tela

Códigos indesejados de sites podem causar diversos problemas, relacionados à segurança ou não, mas o ScriptBlock coloca o controle de volta nas suas mãos sem ser absurdamente técnico ou difícil de usar, além de incluir controle preciso e opções de exceções. Outras ferramentas similares que recomendamos incluem o ScriptSafe, para o Chrome, e o excelente NoScript, para Firefox.

uMatrix (Chrome, Firefox)

Imagem: Captura de tela

O uMatrix é um poderoso firewall com um monte de opções que você pode escolher para melhorar a segurança do seu navegador e proteger a sua privacidade. Ele permite que você, por exemplo, bloqueie scripts, iframes e propagandas e veja exatamente o que os sites estão fazendo. Você também consegue bastante controle para gerenciar em quais sites você pode confiar ou não.

Disconnect (Chrome, Firefox)

Imagem: Captura de tela

Outro favorito nosso que dá uma ideia melhor do que sites estão fazendo por trás das cenas enquanto bloqueia vários trechos de código que poderiam danificar o seu computador ou a sua privacidade. Como as outras extensões por aqui, você pode customizar o controle para sites diferentes e, como bônus, perceber seu navegador funcionando mais rápido também.

HTTPS Everywhere (Chrome, Firefox)

Imagem: Captura de tela

O HTTPS é o protocolo de conexão ultrasseguro que você vê usado como padrão em diversos sites, do seu portal de banco online ao Gmail. O que essa extensão faz é ter certeza que o HTTPS esteja sendo usado onde quer que o webmaster tenha o disponibilizado, mesmo que ele não esteja ligado ou completamente implementado. É um impulso simples mas eficiente para a sua segurança de navegação.

Sair da versão mobile