Os SoCs octa-core disponíveis no mercado atualmente, embora tenham mesmo oito núcleos, conseguem utilizar apenas quatro simultaneamente. A limitação da tecnologia big.LITTLE, da ARM, que coloca dois conjuntos de processadores diferentes dentro de um SoC, está prestes a  mudar, porém. Você finalmente terá oito núcleos trabalhando ao mesmo tempo no seu smartphone ou tablet.

A solução de Multi-Processamento Heterogêneo (HMP, em inglês) habilita SoCs baseados na tecnologia big.LITTLE, da ARM, a usarem os dois conjuntos de processadores, A7 e A15, ao mesmo tempo. A promessa é de que com essa mudança os dispositivos móveis fiquem mais ágeis e consumam menos energia.

A ARM divulgou alguns vídeos mostrando como os componentes de um SoC, o Exynos 5 Octa 5420, da samsung, se comportam, em diferentes cenários, com a HMP ativada. Veja alguns:

Este, com a GPU Mali presente:

A Samsung prometeu o Exynos 5 Octa 5420, SoC compatível com a HMP e composto por um A15 quad-core de 1,8GHz, um A7 quad-core de 1,3GHz e uma GPU Mali-T628 MP6, para o quarto trimestre. Ela não será a única a oferecer a solução; em julho, a MediaTek anunciou uma implementação quad-core do MT8135 com dois conjuntos dual-core e a mesma capacidade de usá-los todos simultaneamente. Ainda não se sabe, porém, se o Galaxy S4 equipado com o Exynos 5 Octa 5410 ganhará algum tipo de atualização que habilite o uso de todos os núcleos ao mesmo tempo. [Engadget (2)]