Não é novidade que a Meta, empresa-mãe do Facebook e Instagram, adora copiar formatos das redes vizinhas. A big tech já fez isso com o TikTok, ao criar o Reels, e testa o Candid Challenges, que imita o BeReal. Agora, a companhia de Mark Zuckerberg quer criar salas de bate-papo iguais às do Discord.
Um comunicado do Messenger de terça-feira (13) diz que o Facebook está testando um recurso para permitir que donos de páginas criem comunidades para bate-papo no Messenger.
A nova ferramenta, chamada “Community Chats”, vai permitir a navegação por salas de bate-papo organizadas por anúncios, tópicos e eventos, por exemplo. A ideia é conectar grupos além de postagens e comentários no feed.
Segundo o comunicado, os chats não vão permitir só mensagens de texto, mas também canais de áudio. Por enquanto, as salas terão espaço para até 30 membros do grupo. Também será possível ligar as câmeras ou transmitir a tela dos dispositivos.
Os testes começam nas próximas semanas. Na primeira etapa, alguns usuários poderão conversar em grupo no Messenger e, a partir disso, criar um novo grupo. No Facebook, terão acesso aos canais de texto e voz – uma “sala” parecida com o Discord.
Novas ferramentas
O Messenger anunciou que os administradores desses grupos terão “várias ferramentas disponíveis” para manter a ordem das salas. Um exemplo é a moderação automática para excluir membros que violam as regras de conteúdo.
Os administradores também poderão bloquear, silenciar e suspender membros manualmente, assim como excluir suas mensagens.
Além do Discord, a nova ferramenta do Facebook também se aproxima muito das plataformas pensadas para serem usadas no trabalho, como Slack e o novo Team Chat do Zoom.